Reduzir custos com serviços de TI

Analisar bem é a forma mais assertiva para reduzir custos com serviços de TI

Ao reduzir custos com serviços de TI, o desafio é ficar dentro do orçamento, sem abrir mão de metodologias, processos e sistemas eficientes que mantenham a empresa funcionando. É importante aproveitar esse momento para obter uma TI mais definida e estratégica que ajude a organização ser competitiva no mercado. Para isso, comece com uma boa análise do departamento de acordo com os objetivos da empresa. Confira cinco formas de fazer isso.

1 – Avalie os serviços de TI

Avalie os serviços de TI utilizados pela sua empresa para verificar se eles estão contribuindo com os resultados desejados. Livrar-se de sistemas ineficientes – que apresentam baixo rendimento e demandam altos recursos – ajuda a reduzir custos e direciona os recursos a processos mais completos, atualizados e integrados.

2 – Verifique o desempenho dos servidores utilizados

Concentrar seus serviços e softwares em vários servidores não garante bom desempenho se eles estiverem obsoletos ou apresentarem baixa qualidade. Às vezes, substituí-los por apenas um sistema mais potente oferece melhor performance e ainda reduz custos com fornecedores e licenças.

3 – Automatize processos

Para reduzir custos com serviços de TI, identifique as atividades repetitivas. Elas podem ser automatizadas para economizar custos e até tempo de sua equipe. Automatizar ainda agrega mais confiança, eficiência e qualidade aos processos, uma vez que elimina erros humanos, aumenta a produtividade e facilita o diagnóstico de possíveis falhas.

4 – Invista em cloud computing

Por meio do cloud computing, é possível transferir a infraestrutura de TI de uma base local para um sistema hospedado em nuvem.  Com isso, há redução de custos com a contratação de softwares, manutenções e atualizações.

O serviço de nuvem oferece mais mobilidade para acessar o sistema da empresa em qualquer local com acesso à internet. Com isso, sua equipe não precisa estar no escritório para consultar dados do sistema, o que agiliza tarefa e economiza recursos.  Sem contar que é uma forma eficiente de ingressar sua empresa no mercado tecnológico.

5 – Terceirize para reduzir custos com serviços de TI

Deixar os serviços de TI nas mãos de uma consultoria especializada pode ajudar a reduzir custos, otimizar os processos e até aumentar a rentabilidade. As empresas de terceirização acompanham as inovações tecnológicas e disponibilizam uma equipe especializada nos mais diversos segmentos do setor. Quem contrata esse serviço pode contar com resultados de qualidade, alinhados às suas estratégias e sob medida para suas necessidades.

A despesa com terceirização de TI é fixa e a empresa não precisa se preocupar com custos extras. Ao colocar no papel, investir em outsourcing oferece melhor custo-benefício do que concentrar internamente todos os serviços de tecnologia da informação.

Terceirizar os serviços de TI ainda permite que a empresa contratante se livre de processos operacionais e foque seus recursos e tempo no que é essencial para seu negócio. Como resultado, não somente reduz gastos, como aumenta sua rentabilidade.

Quer terceirizar os seus serviços de TI? A Penso é a parceira tecnológica de empresas dos mais diversos portes e segmentos. Certamente, oferece a solução adequada para seu negócio! Confira os diferenciais de terceirizar o suporte de TI ou serviço de nuvem conosco.

Leia também

4 dicas para reduzir custos com servidores

Seu parceiro ajuda você a reduzir custos de TI?

Quais preocupações sua empresa elimina ao terceirizar a área de TI com a Penso?






Hoje a sua TI traz muita dor de cabeça e quase não adiciona valor ao negócio?

Terceirize sua TI com a Penso e passe a contar com um time de especialistas a seu favor