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Como gerenciar e dar suporte ao CPD – Parte lógica

Tecnologia da informação

Dando continuidade ao nosso último artigo sobre CPD, onde falamos sobre gerenciar e suportar a parte física, vamos abordar esses serviços aplicados à parte lógica do CPD, que diz respeito à informação que é acessada, processada e armazenada – ou seja, dados, sistemas operacionais, sistemas de gestão, mensagens de e-mail, bancos de dados, arquivos e documentos.
A infraestrutura lógica é ainda mais complexa, pois envolve adequação às necessidades do negócio. Se implantada e mantida de maneira adequada, os benefícios para a empresa são inúmeros: maior aproveitamento dos equipamentos do CPD, mais desempenho, disponibilidade e segurança para a operação e, consequentemente, melhores serviços de TI entregues para os usuários.

Elencamos abaixo alguns recursos fundamentais da infraestrutura lógica do CPD:
1. Sistemas operacionais adequados
Algumas aplicações apresentam melhor desempenho em Windows, outros em Linux. Além de possuir esses sistemas operacionais instalados nos servidores para atender essas aplicações, é necessário possuir equipe especializada em cada um deles para prestar o devido suporte ao sistema operacional.
2. Virtualização de servidores e desktops
A virtualização de servidores é uma tecnologia capaz de transformar uma única máquina física em várias máquinas virtuias, de modo a explorar mais a capacidade de recursos físicos do equipamento ao mesmo tempo que reduz custos com aquisição de novos equipamentos. Já a virtualização de desktops concentra no CPD as máquinas dos usuários e reduz a necessidade de equipamentos com alta capacidade de processamento, armazenamento e memória nas pontas – e ainda traz vantagens em termos de administração de serviços de TI, como atualização de sistemas, restore de máquinas de usuários, mobilidade, entre outros.
3. Segurança da informação
Uma vez que o CPD concentra as informações da empresa, que são vitais, sigilosas e sensíveis, deve ser rigorosamente protegido. Mais do que um firewall no CPD, a segurança da informação deve compreender um plano de acordo com as necessidades específicas de cada negócio e abranger toda a rede computacional, oferecer controle de acesso, políticas de segurança, soluções de proteção contra ameaças invasivas e evasivas.
4. Backup das informações
Seguindo a mesma linha da segurança da informação, igualmente importante para garantir a existência das informações, independentemente do que aconteça com a estrutura física da empresa, é realizar as cópias de segurança. Na verdade, uma solução de backup vai muito além da “cópia” – ela agrega inteligência através de rotinas automáticas, redundância da informação em locais distintos, criptografia no tráfego dos dados , segurança no armazenamento e disponibilidade dos backups quando há necessidade de restabelecer uma informação.
5. Suporte aos serviços e aplicações
Toda empresa possui um (ou vários) sistema de gestão, serviço de e-mail, servidor de arquivo, entre outros serviços de TI, e mais do que cuidar das máquinas que processam e hospedam essas aplicações, é necessário suportar o funcionamento dessas aplicações através de rotinas que envolvem monitoramento, manutenções, migrações, homologações, etc. Esse suporte, por sua vez, demanda o uso de ferramentas de automação e equipe especializada, capazes de atender a criticidade que essas aplicações tem no negócio, muitas vezes responsáveis por atender milhares de usuários.
Como a infraestrutura lógica é a inteligência do CPD, e não a parte mecânica, hoje é possível ter os mesmos recursos de tecnologia, sem a necessidade de ter um CPD físico na empresa. Ou seja, os sistemas são oferecidos e as informações consumidas pelo usuário, estando os recursos físicos em ambiente externo – conceito de cloud computing.
Em nosso post de encerramento do especial de artigos sobre CPD, vamos mais profundamente sobre cloud computing, tanto das vantagens que traz para o negócio, quanto como uma empresa pode fazer para migrar o seu CPD local para a nuvem. Aguarde!

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