planejamento de TI para 2018

O ano de 2017 ainda não acabou, mas o seu planejamento de TI para 2018 deve começar desde já! É hora de analisar se o seu formato de TI atende suas expectativas e necessidades do seu negócio, sendo capaz de sustentar o crescimento e segurança previstos.

A sua estrutura de TI deve possuir um suporte técnico especializado e uma infraestrutura que proteja as informações que circulam na empresa, agregando valor ao negócio, contando com as vantagens dos serviços da nuvem ideais para o momento de sua companhia, fornecendo a estabilidade necessária para focar apenas no essencial, que é o desenvolvimento saudável de seu negócio e, consequentemente, proporcionar mais agilidade e eficiência ao trabalho de seus colaboradores. A necessidade de possuir um corpo técnico qualificado administrando a TI de sua empresa, engloba também um dos assuntos que mais se discute nos últimos tempos: cibersegurança! Quanto vale a sua informação? As ameaças virtuais virão ainda mais perigosas, garantem os especialistas. Portanto, é imprescindível que os seus dados estejam devidamente protegidos e monitorados por profissionais capacitados para esses tipos de demandas.

A seguir, vamos entender melhor como esses três pilares: suporte técnico, infraestrutura e a Nuvem, podem interferir positivamente em sua empresa e lhe garantir uma competitividade muito maior no mercado. Confira:

 A importância de um bom planejamento de TI para 2018

Planejar novas estratégias de soluções tecnológicas lhe garantirá que suas novas metas e ações estejam direcionadas e alinhadas aos objetivos de crescimento de sua empresa. Um plano eficaz deve conter uma análise aprofundada de toda sua estrutura de TI e ser comparado aos benefícios promovidos por esses recursos tecnológicos. Tendo em mãos esse diagnóstico, é possível desenvolver um novo projeto que realmente esteja de acordo com às suas necessidades pontuais. Tome nota destes cinco pontos que serão essências para o planejamento de TI para 2018:

  • Avaliação externa com as principais Tendências Tecnológicas do mercado;
  • Histórico de realizações;
  • Gráficos da Maturidade da sua TI;
  • Estratégia de TI;
  • Projeção de Investimento.

Suporte Técnico

Para mudar seu tipo de suporte técnico, existem 3 variáveis que devem ser levadas em conta: qualidade do serviço, custo e ambição de crescimento futuro. A primeira é a que comumente faz com que o consumidor busque novos fornecedores. No início, empresas empreendedoras não costumam ter um budget avantajado para investir nesse serviço, que acaba precisando desenvolver-se de forma congruente com a expansão da companhia como um todo, acompanhando os movimentos para ser apta a responder aos funcionários/administradores com eficiência e rapidez. Com o passar do tempo, proporcionalmente ao estabelecimento da companhia no mercado, sua ramificação e fixação depende de um bom suporte técnico.

Uma das opções que está se mostrando prática e eficaz é a terceirização dessas operações para empresas especializadas. O investimento relativo compensa os gastos e perdas de uma operação “caseira”, com profissionais que moldam e revisam seus sistemas, com relatórios e análises de especialistas, em prol de uma solidificação do seu negócio.

Infraestrutura

Quando falamos em infraestrutura do TI, diversos pontos estratégicos e logísticos devem ser levados em conta, como a montagem da rede na própria empresa, a localização de seus servidores e o monitoramento das informações por eles permeadas. A complexidade de saber qual dado é relevante dentro do seu sistema, sem contar as instalações físicas do espaço de armazenamento, roubam uma energia preciosa dos responsáveis por essa tarefa dentro da própria companhia.

A solução, como no suporte técnico, é a terceirização dessa responsabilidade para uma empresa especialista. Assim, o seu foco torna-se o que sempre deveria ser, o desenvolvimento saudável de sua empresa.

Cloud Computing

 A famigerada Nuvem é utilizada cada vez mais no ambiente corporativo. A integração entre os arquivos e dados, externalizando o armazenamento desse conteúdo em ambientes seguros e de fácil acesso multiplataforma, faz com que ela seja a maneira ideal de se ter um rendimento eficiente em acessibilidade, segurança e mobilidade. Isso significa, muito mais fluidez e agilidade nas informações, pois os dados ficam salvos em servidores à distância, e podem ser acessados via internet, a partir de um login e senha.

Há também uma significativa redução de gastos com manutenção, pois não se tem necessidade de manter HDs fixos, aumentando a verba para outras prioridades da empresa e, consequentemente, melhorando o desempenho da rede. Os backups dos seus materiais na Nuvem são sincronizados entre os aparelhos conectados, aumentando ainda mais a segurança. Gastos com licenças e renovação anuais de software, mão de obra e energia elétrica também são reduzidos. A migração para a nuvem nos tempos atuais é um movimento quase inevitável, com a abstenção/atraso podendo custar caro à sua empresa.

A Penso Tecnologia é uma empresa de serviços de TI que engloba essas três áreas vitais dos sistemas tecnológicos operacionais, sendo capaz de possibilitar que seus clientes utilizem esses recursos a favor de seus negócios. Para conhecer mais a Penso, suas estratégias e soluções, e começar a trabalhar no planejamento de TI para 2018, acesse o nosso site: https://www.penso.com.br






Hoje a sua TI traz muita dor de cabeça e quase não adiciona valor ao negócio?

Terceirize sua TI com a Penso e passe a contar com um time de especialistas a seu favor