Em TI, é sempre melhor prevenir do que remediar. Todo empreendedor quer ver seu negócio prosperar, mas, para isso, deve investir em estratégias que garantam a disponibilidade da TI.
Explicamos melhor: se você quer aumentar os seus resultados, precisará de mais colaboradores, certo? Mas isso implicará no crescimento da demanda por serviços de tecnologia. Caso não haja planejamento, sua estrutura dificilmente conseguirá atender a todos e, como consequência, o funcionamento de sua operação ficará comprometida.
Separamos cinco dicas para você manter a disponibilidade da sua TI. Confira:
1- Inventário da TI para disponibilidade da TI
O primeiro passo para garantir a disponibilidade da TI é mapear e documentar todos os recursos e ativos tecnológicos. Quando elaborar esse inventário, basta mantê-lo atualizado. Com isso, além de controlar todos os ativos da empresa, é possível monitorar sua deterioração, manutenções, trocas etc.
Isso facilita encontrar um equipamento similar existente na empresa no caso de falha, o que muitas vezes evita compra desnecessária. A Penso faz o inventário de TI de todos os seus clientes e realiza uma análise anual da situação de todos os equipamentos para sugerir manutenções, trocas e investimentos.
2- Backup externo e interno
Ter backup é requisito mínimo para qualquer empresa, mas mantê-lo apenas dentro de casa não é recomendado, porque todas as informações armazenas poderão ser perdidas em caso de panes ou erros humanos.
O backup deve ser feito em servidor/storage interno e replicado para um datacenter de alta disponibilidade que garanta a segurança das informações, independe do que aconteça com local físico. O Penso Cloud Backup é uma ferramenta completa nesse sentido.
3- E-mail híbrido
O e-mail é uma das aplicações mais críticas, pois é o principal meio de comunicação interna e externa da empresa. Para garantir sua disponibilidade, é recomendado trabalhar com uma solução de e-mail exchange híbrida, que armazene a grande massa de mensagens na nuvem, mas também mantenha as mais recentes em cache local, garantindo uma velocidade satisfatória da aplicação.
O Penso Mail Exchange Hybrid garante a disponibilidade e velocidade que seu e-mail corporativo precisa.
4- Replicação de servidores (através de virtualização)
A centralização das informações e sistemas da empresa nos servidores é uma forte tendência que garante a disponibilidade da TI. Esse ambiente é sempre mais seguro do que os desktops de usuários.
Ao replicar servidores, mesmo que ocorram falhas ou panes em um datacenter da empresa, é possível restabelecê-lo em outro local exatamente da mesma forma, impactando o mínimo possível nos negócios.
A Penso trabalha com uma solução de Disaster Recovery através de máquinas virtuais, uma opção mais inteligente e acessível de fazer a replicação dos servidores.
5- Redundância de equipamentos
É difícil ter redundância de todos os equipamentos da empres. Mas, é muito importante que isso exista nos equipamentos mais críticos, como os servidores e equipamentos dos executivos da empresa.
A recomendação é que os equipamentos sejam da mesma marca e tenham as mesmas configurações. Dessa forma não apresentarão problemas de compatibilidade ao serem colocados em produção.
Como todas essas dicas, é possível analisar o cenário da empresa e avaliar quais são os pontos em funcionamento, e os que ainda precisam receber uma atenção especial. O objetivo é ter sempre um plano que envolva os recursos e tomadas de ação para minimizar impactos.
Acesse nosso site e saiba mais sobre todas as soluções da Penso que ajudam a manter a disponibilidade da TI e expanda seu negócio.
Leia também:
- Como lidar com problemas na Cloud?
- Como garantir performance com ajuda de empresas de tecnologia
- Quais são os benefícios do cliente de suporte em TI terceirizado da Penso?