Destinar um budget para aquisição de novas tecnologias e, com isso, otimizar processos, significa gerar valor para o negócio. Entretanto, isso só é possível quando os benefícios adquiridos são superiores aos recursos consumidos, o que caracteriza um investimento planejado e inteligente. O que queremos dizer é que não faz muito sentido dar sequência a um projeto de TI apenas pelo fato de haver um budget reservado para ele, tampouco planejar o orçamento anual da empresa sem considerar investimentos em tecnologias, que hoje são fundamentais para qualquer negócio.
Para atingir sua meta de crescimento anual, a empresa precisa faturar mais, o que significa vender mais. E, ao passo que a empresa cresce em faturamento, cresce também a complexidade e os problemas. Por isso, ela precisa melhorar constantemente seus processos para que a operação não se torne onerosa e improdutiva.
É crucial encontrar e adotar recursos e ferramentas de TI que, uma vez alinhados à estratégia e segmento da companhia, fazem a diferença na gestão do negócio e possibilitam atender volumes maiores de clientes e demandas.
1. Para uma empresa estabilizada, o ideal é determinar o budget de TI com base no faturamento do último ano. Isso resultará em um orçamento suficiente para trocar os equipamentos necessários, sustentar o que existe e executar alguns projetos que serão demandados.
2. Para uma empresa que prevê um crescimento anual mais agressivo, o budget de TI disponibilizado, deve ser igualmente agressivo, pois a demanda por novos projetos tende a ser maior.
A cada dia, os líderes de TI precisam ter conhecimentos financeiros, sobre gestão de pessoas, análise de risco e, principalmente, possuir um profundo conhecimento do negócio da empresa. O budget de TI serve, em suma, para manter a empresa tecnologicamente atualizada, competitiva e com capacidade de atender o volume de demandas, informações e usuários. Quando determinado a partir de estimativas grosseiras e superficiais, com o objetivo único de “fechar o orçamento”, significa nada mais do que jogar dinheiro fora.
Sem sombra de dúvidas, a cloud computing é a tecnologia mais cogitada para estar no budget de TI de qualquer empresa durante os próximos anos. O modelo adaptável a qualquer tecnologia traz uma série de benefícios e maximiza o potencial de sistemas e aplicações, tornando-os flexíveis para atender demandas crescentes e múltiplos segmentos de mercado.
A Penso é especialista em nuvem e, por isso, sabe como te ajudar a planejar a utilização do seu budget de TI de forma inteligente e, além disso, migrar sua empresa para o cloud computing sem impactar nas rotinas de negócio.