Todas as pessoas tiveram que parar e modificar a rotina de suas vidas drasticamente por conta do coronavírus.
Diante desse cenário, notou-se um aumento de ansiedade e falta de produtividade em muitas pessoas. Para ajudar vocês diante desse momento atual, a especialista em alta performance Leila Arruda, dividiu algumas estratégias que tem acompanhado em empresas que realizou consultoria durante esse período de pandemia.
Confira uma lista com dicas para aumentar a produtividade em casa:
Local – Reserve um espaço em casa para trabalhar. Esse local deve ser o mais confortável possível e longe de aparelhos que possam te tirar o foco.
Rotina – Definir uma rotina e ter um horário para iniciar e terminar suas atividades é uma das chaves do sucesso durante a pandemia. Como nosso lar também virou nosso ambiente de trabalho, definir um cronograma é primordial para que a entrega seja feita de forma direta e assertiva.
Tarefas – Escreva todas as suas tarefas que devem ser realizadas durante o dia em um papel e assinale conforme for finalizando.
Pausas – Crie pausas caso você tenha dificuldade em trabalhar várias horas seguidas. Um exemplo que tem funcionado, é fazer uma pequena pausa de 15 minutos a cada 1 hora de trabalho. Dê uma volta em casa, vá ao banheiro, tome um café, olhe as redes sociais e depois disso volte a trabalhar.
Criatividade – Seja criativo, caso você já esteja cansado de ficar no mesmo lugar. Estamos há quase 80 dias em casa de home office, uma dica importante é mudar a posição da mesa ou até o cômodo onde trabalha.
Distração – Evite trabalhar na cozinha! Além de ser um ambiente bem descontraído, pode induzir as pessoas a comerem e sem perceber fazem inúmeras pausas para pequenas refeições.
Comunicação – Comunique e sempre mantenha um bom diálogo com as pessoas que vivem na mesma casa que você. Importante informar horários de reuniões que devem ser respeitados com excessos de barulhos e conversas por exemplo.
Desgaste – Fique longe de brigas ou situações que lhe cause desgaste desnecessário, o momento atual que o mundo enfrenta já é pesado demais.
Atividade física – Faça atividade física, yoga, dança, luta, qualquer coisa que tire seu corpo do sedentarismo. Isso ajuda a manter seu corpo e mente mais ativos.
Reclamação: Evite reclamar sem necessidades. Quando se deparar com uma situação que geralmente você reclamaria, comece a observar o lado positivo de cada situação, quando damos foco a algo ele geralmente expande.
Novidades: Faça coisas novas toda semana. Procure assistir um novo filme, ler um novo livro, encontrar coisas diferentes e novas para fazer dentro de casa. Procurar entretenimento diferente do que você está habituado a assistir.
O mais importante é lembrar que somos seres humanos diferentes e que cada um reage de um jeito para determinada situação. Se observe e veja o que mais funciona para você e comece a fazer.
Não se cobre demais! Tente fazer o seu melhor na situação que você se encontra. A iniciativa depende apenas de VOCÊ!
Gostou de ler: Como ser mais produtivo durante o home office? Deixe seu comentário.