Apesar das empresas estarem cientes da tendência tecnológica do uso da nuvem, muitas questionam se devem migrar seus servidores. Este tipo de armazenamento é uma ótima opção de hospedagem de arquivos, sistemas diversos e e-mails. Hoje em dia, a informação é considerada o tesouro mais importante de uma organização, então, deve ser protegida como tal. Em uma época cheia de casos de vazamento de informações e ataques virtuais, migrar seu servidor para a nuvem tende a ser uma solução adequada.
Para mostrar que você deve sim migrar seu servidor para a nuvem, separamos algumas informações sobre a migração de dados. Confira:
A nuvem
O armazenamento em nuvem é realizado por meio de computação em grade, ou seja, usa a capacidade de guardar informações de computadores interligados pela Internet. Em vez de precisar de um local físico na sua empresa para armazenar todos os dados importantes, você pode utilizar uma plataforma de Cloud Computing, permitindo o acesso aos seus servidores de qualquer local do mundo.
Os benefícios de migrar o servidor para a nuvem
Migrar o seu servidor para a nuvem traz benefícios que mudam a forma que você lida com o seu trabalho. Um dos principais pontos positivos da migração para a nuvem diz respeito à mudança do armazenamento físico para o virtual. Além de poupar gastos e espaço, os riscos de perder arquivos por falta do gerenciamento adequado ou até por imprevistos diminui consideravelmente.
A plataforma em nuvem também garante mais segurança aos seus dados. Ela estará hospedada em um datacenter de alta qualidade e segurança, protegida por sistemas de segurança como criptografias e UTM. Além disso, as plataformas permitem que a empresa coloque uma hierarquia de acesso às informações. Essa medida limita quem pode ter acesso a determinados registros, evitando o possível vazamento de informações de dentro da empresa.
Migrar para a nuvem também oferece flexibilidade à equipe de TI. Como não necessita de manutenção ou do foco de todo o time da área, este pode se dedicar a outros serviços estratégicos dentro da empresa.
Outra vantagem é o acesso às informações: você pode acessar de qualquer local que estiver, não interferindo no seu trabalho mesmo quando não estiver fisicamente na sede da empresa. Você também consegue compartilhar dados com clientes e fornecedores mais facilmente.
O processo
Se você decidir migrar seu servidor para a nuvem, você precisa antes definir um objetivo. Qual a razão para essa migração de dados? O que você espera que ela melhore em sua empresa? É importante começar qualquer projeto com expectativas alinhadas para evitar desapontamentos.
Identifique os dados do seu servidor que precisam de mais proteção. Assim, você poderá definir quais serão os sistemas de segurança utilizados no caso de cada uma. Construir um servidor seguro o protegerá de ataques de hackers e vazamento de informações.
Não esqueça que para toda a migração funcionar perfeitamente, você precisa antes de tudo de um profissional qualificado. Essa pessoa poderá garantir que o processo funcione como deveria e, caso tenha alguma falha, ela poderá agir rapidamente para consertar – além de poder garantir um backup das suas informações no caso de surgir algum problema.
Migrar sua empresa para a nuvem pode ser uma ótima opção para o seu negócio. Se você busca maior segurança e facilidade de acesso ao seu servidor, o cloud computing é uma solução válida e inteligente. Estude as possibilidades, mas tenha em mente que o sistema em nuvem tende a cada vez mais ser implementado nas organizações, além de ajuda grandes e importantes organizações em seu dia a dia.
Para ter mais informações sobre cloud computing e outros assuntos voltados à tecnologia, acesse o site da Penso Tecnologia e encontre todas as respostas!