fbpx
Fale conosco

Fale com nossos especialistas
De 2ª a 6ª feira das 09h00 às 18h00

Atendimento Comercial:
Atendimento Técnico:

atendimento@penso.com.br

Fale com nosso comercial

Disaster Recovery: o que é e seus benefícios

Disaster Recovery

set 101 o que disaster recovery 1

Hoje em dia, a maioria das empresas depende da tecnologia e de uma infraestrutura de TI eficiente e robusta para garantir seus processos e a produtividade dos colaboradores. Neste cenário, o termo Disaster Recovery ganha força e precisa fazer parte da rotina dessas organizações.

Com processos cada vez mais automatizados, a tecnologia torna-se fundamental para o bom funcionamento de uma companhia. Ela impacta diretamente na eficácia das operações e na experiência proporcionada aos clientes.

Porém, ao pensar em aparatos tecnológicos, é comum a ocorrência de falhas e imprevistos que comprometem as atividades da empresa. Muitos negócios, por exemplo, sofrem com perda de dados e arquivos e não estão preparados para esses incidentes.

Para contornar esse tipo de situação, entender o que significa Disaster Recovery e suas vantagens para as organizações é muito importante.

O que é Disaster Recovery?

O termo Disaster Recovery significa, em tradução livre para o português, recuperação de desastres. Trata-se, na área de Tecnologia da Informação, de um conjunto de ações estratégicas estabelecidas que tem por objetivo evitar que uma empresa perca todos os seus dados e informações quando ocorre um imprevisto.

Essas estratégias são preventivas e recuperativas tendo como objetivo restabelecer os serviços da empresa.

Quais são os motivos que levam as empresas a buscarem uma solução de Disaster Recovery?

É fundamental reconhecer e mapear as possíveis causas acidentais que podem gerar desastres. Confira algumas opções:

Roubos

Uma infraestrutura de TI tem um custo alto e o roubo desse tipo de equipamento ou até mesmo dados corporativos costumam ser comum nas empresas.

Crimes cibernéticos

Pessoas mal intencionadas podem entrar no sistema da sua organização, por mais seguro que ele seja, causando prejuízos financeiros para as corporações.

banners suporte meio 2

Falhas nos equipamentos

Todo aparelho está sujeito às falhas, como travamentos, panes e peças quebradas ou queimadas. Isso pode acarretar a suspensão dos processos e perda de dados levando prejuízo aos negócios.

Erros humanos

Ao usar um equipamento, um colaborador pode cometer um erro, sem querer ou propositadamente. Essa eventualidade pode comprometer o desempenho dos negócios.

Queda de energia

Esse risco existe em qualquer companhia e, além da interrupção das atividades, também pode ocasionar a queima de equipamentos.

Impactos ambientes ou desastres naturais

Já imaginou a seguinte situação: acontece um ciclone na sua região e grande parte da sua empresa é destruída, inclusive seus computadores e servidores locais que armazenam os dados de clientes e do desempenho dos negócios? Isso pode acarretar a perda de todos os arquivos.

É para evitar todos esses tipos de perda que o Disaster Recovery entra em ação. Graças a ele, diante de imprevistos e falhas, a operação da organização segue funcionando sem grandes impactos.

O Disaster Recovery emprega estratégias assertivas para uma recuperação ágil dos serviços e dados afetados, mantendo a produtividade dos departamentos e os resultados da companhia.

Conheça bem a sua empresa

Antes de elaborar um Plano de Disaster Recovery, é fundamental entender as necessidades da organização e a importância dos dados nos processos.

Para isso, dois fatores devem ser levados em consideração:

1. Objetivo de Tempo de Recuperação (RTO):

Esse medidor determina o tempo que será preciso para restaurar o processo da empresa depois que os serviços são interrompidos por algum imprevisto.

2. Objetivo de ponto de recuperação (RPO)

Nesse momento, define-se a quantidade aceitável de perda de informações até o momento da falha. Ou seja, determina em que pontos os arquivos precisam ser restaurados para que as operações sejam retomadas normalmente.

Esses dois pontos são muito importantes na hora de desenhar um plano de Disaster Recovery.

Como implementar um plano de Disaster Recovery?

Depois de conhecer a realidade e necessidades da empresa, assim como suas vulnerabilidades em relação aos dados, chegou o momento de desenhar o plano de Disaster Recovery.

Por meio dele, serão listadas todas as ações que devem ser tomadas em caso de imprevistos e falhas, evitando seus impactos negativos na operação e garantindo uma rápida recuperação dos arquivos e informações.

Um plano de Disaster Recovery eficiente é composto por três etapas:

Gestão de Crise

Nessa fase, são apontadas as primeiras ações que devem ser tomadas para resolver o problema. É importante listar quem são os responsáveis por ela e os departamentos mais impactados, para que eles recebam uma atenção especial.

Manutenção da Continuidade Operacional

Essa etapa é responsável por realizar as rotinas e garantir que todos os serviços estão funcionando.

Recuperação de Serviços

Nesse momento, os itens e equipamentos que foram afetados recebem atenção, como dispositivos e dados corrompidos.

Além dessas etapas, é fundamental a empresa possuir uma política de backup e um Data Recovery de confiança, que irá restaurar os dados que foram perdidos.

Benefícios do Disaster Recovery

O Disaster Recovery quando bem implantando, proporciona diversos benefícios para as empresas:

Custos reduzidos

A recuperação de dados por meio do armazenamento em nuvem tem como um dos grandes benefícios a economia para a empresa. Os backups que necessitam de servidor são mais caros, pois, além do consumo de energia, também precisam de manutenção e atualizações constantes.

Com um plano de Disaster Recovery e as soluções em nuvem, a organização paga somente o que for usado, além da facilidade de aumentar o serviço quando necessário.

Implantação facilitada

Para colocar um plano de Disaster Recovery em ação não é necessário investir em equipamentos onerosos, nem realizar complexos processos. E o primeiro passo é selecionar um parceiro especialista em infraestrutura de TI, que ficará responsável pela execução de toda a estratégia.

Sem a necessidade de servidores e equipamentos robustos para a realização de backup na nuvem, a implantação dessa ferramenta é rápida e não impacta na rotina da organização.

Segurança para os dados

Esse é o grande objetivo do Disaster Recovery e também sua maior vantagem. Ao manter os dados da organização seguros, os colaboradores ganham produtividade e confiança para desempenharem seus trabalhos.

Além disso, em momentos de imprevistos, a área de TI pode focar na solução do problema e não precisa se preocupar com uma possível perda de arquivos e informações. Afinal, eles estão em segurança na nuvem.

DRaaS baseado em Veeam

Implantar um DRaaS (Disaster Recovery as a Service) baseado em Veeam com a Penso é uma excelente opção para empresas que buscam segurança e eficiência.

Entre os principais recursos estão backup confiável, recuperação rápida, replicação segura, portabilidade na nuvem, storage inteligente e reutilização de dados.

Não existe configuração extra, os próprios backups serão utilizados para os servidores em nuvem e realizados a partir da imagem do ambiente. Isso fornece mais garantia de funcionamento em casos de desastre.

Além disso, com o Veeam, a sua empresa pode unificar backup e replicação de diversos ambientes distintos, como servidores virtuais, físicos e até mesmo concentrar servidores hospedados em diversas nuvens (AWS/Azure/Google).

Agora que você já sabe o que é Disaster Recovery e os seus benefícios para as empresas, proteja os dados da sua organização com o Veeam Backup, a solução líder mais confiável do mercado.

Leia outros artigos relacionado a Disaster Recovery:

Fale conosco

Compartilhar

Soluções

E-mail e Colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem
Servidor de arquivos na nuvem.

Artigos relacionados

Penso disponibiliza 1 petabyte como ajuda às empresas do Rio Grande do Sul
Cloud ComputingPenso TecnologiaSegurança da informaçãoTecnologia da informação

Quer acompanhar o que é novidade?

Descubra conteúdos sobre tecnologia, mercado e mais assuntos do seu interesse.

E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Servidor de arquivos na nuvem.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Soluções
E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Servidor de arquivos na nuvem.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Novidades
Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

E-mail e Colaboração

PensoMail

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem
Servidor de arquivos na nuvem.

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.
Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Espaço para banner
de material rico