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O Que É DevOps e Qual Sua Importância Na Transformação Digital

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DevOps

A cultura DevOps se baseia no trabalho conjunto entre desenvolvedores de software e responsáveis operacionais da infraestrutura de TI. Essas equipes que antes atuavam de forma independente, agora formam uma “força-tarefa” como uma estratégia para aumentar a capacidade de distribuição de aplicativos e serviços de tecnologia em uma organização. 

O termo DevOps é a junção das palavras “desenvolvimento” (Dev) e “operações” (Ops) e seus princípios ajudam times de desenvolvimento e operações de infra a trabalharem em parceria. O objetivo é contar com a colaboração de profissionais com perfis e skills diferentes, como devs, DBAs, analistas de negócios, engenheiros de operações, entre outros.

Ao integrar as equipes, a gestão de TI passa a ter uma visão panorâmica da empresa, entender melhor as necessidades de cada setor e realizar de forma mais rápida possíveis adaptações. 

Pilares da cultura DevOps

Para sustentar a cultura DevOps e nortear os rumos da transformação digital, 4 pilares são considerados essenciais. Isso porque trilhar esse caminho de forma plena e estratégica e se transformar digitalmente vai além de automatizar tarefas de forma individual.

Com DevOps, o objetivo é orquestrar mudanças em vários pontos da organização, de forma integrada. Essas mudanças, obviamente envolvem automação, mas implicam outros fatores que devem existir na medida certa para atingir um resultado único na organização como um todo.

Vamos entender esses pilares e porquê são tão importantes.

Automação

Este é um pilar fundamental do DevOps e grande facilitador desta transformação. Processos consistentes, integrados e automatizados são necessários para consolidar ambientes estáveis de criação, testes e deploy.

Com tecnologia e softwares integrados, o controle de execução e comunicação se torna mais fluido e ágil. Com automação é possível preencher as lacunas entre concepção e produção, além de promover outros pilares cruciais do DevOps.
Soluções como Puppet e Bamboo são opções para automatizar os processos de DevOps.

Monitoramento

Monitorar e medir o desempenho nas equipes de DevOps é fundamental para garantir a qualidade e a velocidade das entregas. Além de ajudar na verificação de quais equipes ou processos performam melhor e quais precisam progredir.

Com métricas adequadas, é possível mapear o funcionamento dos trabalhos no dia a dia, entender a forma atual de trabalhar para identificar os gargalos que precisam ser melhorados. 

Velocidade de deployment, tempo necessário para quality assurance (QA), incidentes por release e ciclo de vida de desenvolvimento são exemplos de métricas que podem ajudar a identificar pontos de melhoria.

Comunicação

As pessoas que fazem parte dos times DevOps precisam conversar e aprender continuamente uns com os outros. Logo, a comunicação é fundamental. A troca constante de informações é o que mantém “todos na mesma página” e o que encurta os caminhos na construção de um produto.

Dúvidas são esclarecidas instantaneamente, possíveis problemas caem por terra e a colaboração é fomentada quanto os times têm bons canais de comunicação.Para facilitar a comunicação, ferramentas como Slack e Trello podem ser boas opções

Colaboração

Pode-se dizer que DevOps envolve necessariamente atitudes de colaboração para que o trabalho seja feito com mais rapidez e eficiência. A colaboração vai além da comunicação: é preciso entender e reconhecer as demandas e dificuldades na relação entre as equipes de desenvolvimento e de operações. E a partir daí colocar em prática soluções colaborativas que resolvam ou minimizem essas questões.

Um processo simplificado e ferramentas que facilitam a integração entre os times são fundamentais para promover essa colaboração. Além disso, contato próximo e constante para definir juntos como contornar determinada dificuldade também ajuda a promover times mais colaborativos. O SharePoint da Microsoft e os aplicativos da Google Cloud Plataform são bons parceiros para promover a colaboração.

DevOps e seus Benefícios 

Agora que entendemos o conceito do movimento em um ambiente corporativo, vamos entender de que forma ele pode colaborar com sua empresa e quais são os benefícios que ele pode trazer. 

Integrar as equipes

Ao unir equipes, o entendimento da empresa como um todo é aprimorado e a visão passa a acontecer estrategicamente. Por contar com feedback contínuo, as necessidades da empresa passam a melhor compreendidas por todos. Afinal nada como participar para entender a aceitação do produto na visão dos clientes. Sim, as áreas de uma empresa também podem e devem serem consideradas clientes pela TI.

O resultado dessa união é benéfico para todos os lados. Pois desenvolvedores conseguem maior respaldo enquanto o service desk se beneficia de um número menor na incidência de problemas. 

Identificar possíveis melhorias

Não podemos deixar de notar que as próprias áreas passam a se envolver mais com a tecnologia interna, dando mais sugestões de melhorias, o que aprimora ainda mais os projetos e aumenta a satisfação dos envolvidos.

Com comunicação constante e foco no cliente (sendo ele interno ou externo), as necessidades passam a ser melhor compreendidas. Isso possibilita a rápida ação dos desenvolvedores na implantação dos recursos.   

Facilitar a adoção de novas tecnologias

A adoção de novas tecnologias é uma característica inata da cultura DevOps. Conceitos como computação em nuvem se tornam mais presentes no ambiente corporativo e  trazem mais agilidade e praticidade no acesso à informação.

A adoção estratégica de APIs, por exemplo, potencializa a infraestrutura de TI e torna tudo mais seguro, prático e ágil. 

Automatizar atividades

Contar com tecnologia para automatizar tarefas operacionais é essencial com a velocidade em que os negócios acontecem hoje. Atividades repetitivas ou que exijam um grau de segurança alto e com baixa margem de erro devem usar tecnologia para serem realizadas.

Se você tem um sistema ERP para faturamento, e um CRM para gestão das vendas, nada mais certo que eles se comuniquem automaticamente. Dessa forma, os profissionais envolvidos não precisem “re-digitar” informações. É mais produtividade, eficiência e tempo para pensar em estratégia: tudo que uma empresa precisa.

Elaborar novas estratégias 

O DevOps é um movimento altamente adaptativo, podendo sofrer se necessário, modificações durante a sua aplicação. Com a supervisão da gestão, algumas otimizações podem acontecer durante o curso, como a diminuição no prazo de entrega, por exemplo. 

Por contar com um monitoramento avançado, fica fácil identificar os pontos que precisam de ajuste. Basta a realização de um brainstorm coletivo para aprimorar ainda mais o processo. 

DevOps

Passos para implementar DevOps

O State of Devops Reports 2018, estudo realizado pela Puppet em parceria com a Splunk, aborda os registros mais completos de DevOps do mundo. Ele considera que a implantação do movimento acontece em estágios diferentes, sendo o estágio 5 o mais avançado de todos eles.

Os estágios são:

1º Estabelecendo os processo de TI

Com os avanços tecnológicos, muitas soluções são utilizadas em vários pontos da empresa. Os processos de atualização e modernização precisam ser revistos e suas versões controladas. Versionamento, normalização e eliminação de sistemas redundantes são algumas das ações comuns nesta etapa. Se existem aplicativos utilizados no Windows 2012, outros no 2012 R2 e outros no IOS, isso deve ser identificado aqui.

2º Padronização e redução da variabilidade tecnológica

As tecnologias são revisadas para que possam convergir, utilizando um mesmo sistema operacional ou sistemas de uma mesma família de tecnologias. 

3º Expansão das práticas de DevOps

Estágio mais estratégico que busca prever problemas futuros e propor soluções técnicas para que o ciclo flua normalmente. 

4º Automação de Deploy de Infraestrutura de TI

A automação do deploy acontece com base em modelos pré-definidos, que exigem pouco envolvimento humano para sua realização. Aqui, configurações dos sistemas são automatizadas, assim como sua atualização. O pré-requisito é o versionamento, citado no primeiro passo.

5º Autoatendimento

Ao alcançar um nível avançado de automação, recursos de autoatendimento passam a ser utilizados, como nas respostas aos incidentes, por exemplo. Bases de conhecimento e FAQs são recursos que podem estar disponíveis via autoatendimento. Além disso, as soluções são implementadas com base nas necessidades de negócio, o que também torna seu uso mais intuitivo por parte dos usuários. Com processos cadas vez mais confiáveis, há menos necessidade do suporte técnico. E com a redução na sobrecarga burocrática da TI, a equipe pode se dedicar ainda mais às estratégias da empresa.

DevOps

As métricas do DevOps

Conhecendo a importância e os benefícios do DevOps, já é possível obter uma boa base de conhecimento à respeito de seu funcionamento, assim como motivos para aprimorar o entendimento.

Para aprofundar a compreensão, entenda agora quais são as métricas do movimento. Pois assim será possível mensurar a eficácia de sua implantação. 

Simplificação de processos

Embasados na integração entre as equipes, a simplificação dos processos é parte natural dessa coexistência. Que por contar agora com times multidisciplinares, passa a automatizar mais os processos e fazer mais uso de métodos ágeis de execução

Note que metodologia ágil e DevOps coexistem e uma não interfere no funcionamento de outra. Muito pelo contrário, elas podem trazer muito valor, se forem trabalhadas em conjunto. Enquanto uma lida com etapas de produção, visando a agilidade e a eficácia, a outra está ligada a produtividade da cultura organizacional em si.

As metodologias ágeis, além de tornarem o processo mais rápido, trazem também uma maior praticidade para o projeto. Visto que já contam com modelos pré-estabelecidos de escopos.

A execução acontece de forma cíclica, em que a equipe do deploy interage com os developers durante o processo. O design, a construção, o teste e os possíveis ajustes acontecem de forma simultânea. Isso torna tudo muito mais ágil para que possa ser entregue cliente.

É fundamental destacar também que esse processo gera uma grande redução de custos, por conta da automação envolvida no ciclo.

Satisfação do cliente 

A principal métrica do DevOps é a satisfação do cliente! É visando isso que todo o projeto é desenhado. Contando com o respaldo constante das partes envolvidas, a equipe da produção passa a ter uma compreensão aprofundada das necessidades da demanda, isso possibilita a realização de adaptações contínuas.

A eficácia da produção, acompanhada da metodologia ágil, possibilita uma entrega mais rápida e com menos índice de erros, podendo inclusive, superar a expectativa do cliente.  

Agilidade na produção

Ao modernizar os seus processos, a empresa que agora automatiza diversas de suas etapas, pode aproveitar a mão de obra para o planejamento de tarefas mais estratégicas.

Tarefas que antes levavam tempo e podiam ser motivo de atraso na entrega final, agora passam a acontecer de forma mais acelerada e automática, enquanto a gestão estratégica já está se atentando a resolução de possíveis problemas futuros do cliente. 

Perceba que a implantação da cultura DevOps proporciona ganhos reais a empresa e isso pode ser medido nos resultados financeiros. Confira os exemplos:

Produção

Utilizando-se de metodologias ágeis, o deploy se torna mais assertivo e a incidência de erros menor. As metodologias ágeis permitem também que os padrões de development sejam reutilizáveis, o que torna os custos de um projeto bastante reduzidos.

Ajustes Posteriores

Contando com a participação do cliente na avaliação de cada parte realizada, a probabilidade de suporte pós-entrega é drasticamente reduzida. Afinal as adequações são realizadas conforme a análise obtida em cada teste de aplicabilidade.

Práticas recomendadas para ser DevOps

Para que o ambiente adequado seja propício ao DevOps, algumas práticas essenciais são recomendadas. Elas vão de hábitos internos e mudança de mindset até questões técnicas que abrangem a infraestrutura necessária. O ambiente adequado para o DevOps utiliza-se de:

Cooperação

Ponto crucial do movimento e responsável pela instauração do clima harmônico no trabalho. As pessoas envolvidas com essa prática de trabalho precisam estar motivadas a partilharem conhecimento entre si, para que evoluam juntas.

É preciso que entendam que contribuindo com o trabalho de outra equipe de forma empática todos são beneficiados. Os resultados tornam-se melhores e a empresa adquire uma marca de excelência.

Mindset Resiliente 

DevOps envolve muito monitoramento e feedback, para tratar de melhorias contínuas. Por isso, o mindset dos envolvidos no processo precisa ser muito resiliente, para que cada ponto de melhoria identificado seja visto como uma oportunidade. 

Treinamentos e aprimoramentos contínuos são uma forma de potencializar esse crescimento mútuo, assim como em reuniões colaborativas. A valorização dos méritos de seu parceiro de equipe e o feedback saudável de melhorias são pontos chave de desenvolvimento.

Infraestrutura Adequada

Imprescindível para o bom funcionamento do DevOps, a infraestrutura precisa estar preparada para lidar com a demanda e o alinhamento entre as equipes. Tecnologias inovadoras como a computação em nuvem promovem um trabalho compartilhado, assim como os sistemas mobile, possibilitam um acesso rápido à informação.

Os softwares precisam contar com constantes atualizações, fácil acesso às informações, formas fáceis de contato com outras equipes e análises de desempenho, na busca melhoria contínua. Ambientes de teste devem estar sempre atualizados (equivalentes ao ambiente de produção) e preparados para a entrada de novos scripts.

Parceiros Especializados

Uma boa opção é avaliar uma parceria com empresas especializadas em DevOps, pois elas oferecerão a orientação adequada durante o processo. Um time de consultores DevOps a serviço do seu negócio vai assegurar que sua empresa adote as melhores práticas na sua jornada de transformação digital.

Além disso, manter uma infraestrutura robusta e que atende as necessidades tecnológicas do DevOps pode ser complexo. Pois, é uma demanda que vai além de equipamentos e da virtualização, é imprescindível contar com profissionais altamente qualificados. Uma equipe terceirizada para o atendimento dessa demanda pode ser uma ótima solução.

Vale também ficar atento a esse resumo que a pesquisa State of Devops Reports 2018 revela, com práticas fundamentais que as equipes de sucesso em DevOps empregam. Elas podem ser adotadas em qualquer estágio do processo:

  • Monitoramento e alerta são configuráveis ​​pela equipe que opera o serviço;
  • Os padrões de implantação para criar aplicativos ou serviços são reutilizados;
  • Os padrões de teste para criar aplicativos ou serviços também são;
  • As equipes contribuem com melhorias nas ferramentas fornecidas por outras equipes;
  • As configurações são gerenciadas por uma ferramenta própria para isso.

DevOps e a Penso Tecnologia

A Penso Tecnologia é uma empresa reconhecida pelo comprometimento com o resultado final e com as necessidades de seus clientes. Com altos padrões de qualidade e profissionais especializados em diferentes plataformas tecnológicas e práticas de mercado.

Independente da área de atuação e do porte, empresas dos mais diferentes segmentos contam hoje com a parceria da Penso Tecnologia em cloud e práticas DevOps, nos creditando com um nível de satisfação de 98%.

Não foi por acaso que essa marca foi alcançada! 

Com as práticas DevOps implementadas pela Penso, seus problemas com arquitetura, implantação, sustentação e soluções em nuvem são tratados. A gerência de configuração e infraestrutura, além do pipeline de deployment são que tratados com testes automatizados.

A Penso atua na orquestração dos ambientes com muita automação e pode ser o parceiro que você precisa. Veja porque:

Equipe especializada

Com profissionais altamente especializados e certificados para atuarem com banco de dados, virtualização e outras tecnologias em ascensão, nossos clientes sempre estão com suas infraestruturas em excelentes mãos!

Documentação completa do ambiente de TI

A documentação de absolutamente tudo o que há em termos tecnológicos em uma empresa sempre foi tratado como prioridade, por isso todos os logs de acesso, senhas e telefones por exemplo, ficam registrados, formando um big data corporativo. 

Relatórios contínuos

A administração das empresas sempre recebem relatórios avançados demonstrando o andamento dos serviços técnicos, o andamento dos chamados e uma análise de desempenho, que apresenta os avanços até então obtidos. 

Planejamento constante

Planejamento é fundamental, por isso uma apresentação bastante didática é realizada, demonstrando riscos e sugestões de melhorias que podem trazer grandes benefícios a infraestrutura. 

Monitoramento 24×7 

Tudo o que acontece nos serviços da empresa é sempre monitorado, isso garante a estabilidade das conexões e permite que tudo esteja sempre disponível de forma completa. 

O sucesso da sua empresa depende de boas escolhas

O sucesso do amanhã depende das boas escolhas que são feitas hoje. Mantenha isso em mente e abra as portas para a inovação! A transformação digital é um caminho sem volta e para isso a TI deve agir como pilar central nas organizações.  

Observar as necessidades de cada área de negócio, criar fluxos de trabalho e implementar ferramentas que beneficiem a empresa como um todo. Mudar a cultura na empresa, agrupar projetos similares, desenvolver equipes multidisciplinares é uma missão árdua. Mas com o acompanhamento e monitoramento adequados, ela pode ser cumprida.

Você pode começar com ambientes ou projetos menores, pois fica mais fácil monitorar os desvios e promover as mudanças necessárias. Além de poder utilizar os resultados para mostrar a empresa os ganhos com a implantação do DevOps.

A Penso está à disposição para auxiliá-lo e fornecer as orientações necessárias para que você se sinta seguro em suas escolhas. Conheça mais a respeito dos serviços disponibilizados e entenda como eles podem impactar a realidade do seu negócio.

Tem alguma dúvida, ou quer se aprofundar em algum tema em específico? Entre em contato, os consultores estão sempre prontos para te atender.

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