fbpx
Fale conosco

Fale com nossos especialistas
De 2ª a 6ª feira das 09h00 às 18h00

Atendimento Comercial:
Atendimento Técnico:

atendimento@penso.com.br

Fale com nosso comercial

O que é um data center? Descubra sua importância e como funciona

Tecnologia da informação

penso tecnologia 42 o que um data center 1

Você sabe o que é um data center? Também chamado de Centro de Processamento de Dados, é uma instalação física que as empresas usam para hospedar aplicações e informações críticas para os negócios. Contam com servidores, equipamentos de armazenamento e processamento de dados, roteadores, dispositivos de segurança e controladores de entrega de aplicativos, com o objetivo de garantir a disponibilidade do ambiente e a continuidade do negócio de uma empresa.

São estes os componentes que a TI precisa para armazenar e gerenciar sistemas mais críticos, vitais para as operações contínuas de uma empresa. Hoje são considerados o sistema nervoso das empresas.

Para que serve um data center?

Os data centers abrigam uma infinidade de servidores e bancos de dados, além de processar grandes quantidades de informação. Eles podem estar montados em uma sala, em racks ou armários metálicos ou até mesmo em edifícios próprios.

Precisam ter proteção contra incêndios, além de sistemas de resfriamento para manter temperaturas estáveis. Em geral, ocupam grandes galpões e o acesso de funcionários é restrito em função da segurança.

A localização deles precisa ser estratégica, tendo fácil acesso a redes de energia independentes, tantas redes de dados ou links quanto possíveis, além de proximidade com grandes cidades.

Isso porque as atividades e serviços de vários setores da economia dependem deles: energia, iluminação, telecomunicações, Internet, transportes, tráfego urbano, bancos, sistemas de segurança, saúde pública, entretenimento, e muitos outros.

Importância do data center para as atividades diárias

Sua importância é fundamental para realizar atividades simples do cotidiano, sendo desde a Internet, que você acessa para se divertir com jogos e vídeos, até os pagamentos feitos no aplicativo do seu banco, consultas de saldo e extrato, transferências ou aplicações. Tudo ‘roda’ integrado a serviços efetuados em servidores instalados em data centers.

01.2 banner de conversao suport 970x388 1

Dicas para escolher o seu data center

Na hora de contratar um data center, fique atento. Os negócios não podem parar nunca e é preciso prevenir riscos, perda de dados e prejuízos financeiros. Veja abaixo 3 dicas:

1. Instalação física segura

Ao escolher um fornecedor de infraestrutura de hospedagem, descubra se a companhia oferece os níveis corretos de segurança e disponibilidade na instalação física. Também se atende às normas exigidas e se possuem certificações.

2. Telecomunicações com excelência

Um data center tem de funcionar 24h por dia e 7 dias por semana para garantir a atividade dos negócios dos clientes. Informe-se sobre o nível de abrangência dos provedores de telecomunicações que o data center oferece. A empresa precisa contar com pelo menos dois fornecedores diferentes de rede e internet. Pois, se caso um deles cair, o outro garante o funcionamento.

3. Maturidade de processos

Para operar com as melhores práticas e processos, há padrões mundiais que norteiam o funcionamento dos data centers. Também há certificações internacionais como a ISO 20000 e ISAE 3402.

Verifique as qualificações das equipes que trabalham em um data center. Elas precisam dominar as tecnologias usadas pelos clientes.

Modelos de utilização

Três formas se destacam ao utilizar os data centers:

Corporativo monolítico

Pertence a uma única empresa e não é compartilhado. A infraestrutura física e lógica, as operações e a gestão dos processos informatizados da empresa são terceirizadas. Quem analisa as ferramentas e recursos que atenderão as necessidades da empresa é o provedor de serviços.

Corporativo compartilhado  

Este modelo usa uma infraestrutura comum a diversas empresas. As operações e a gestão dos processos são terceirizadas e o provedor de serviços fica responsável pela operação do setor de TI. 

 ASP (Provedor de Aplicações e Serviços)

Neste tipo, a empresa utiliza os recursos disponíveis no data center como prestação de serviços, alugando licenças de software, espaço para armazenamento em disco e capacidade de processamento em servidores hospedeiros.

Tipos de data center

Em geral, há duas categorias principais de data centers:

Data Center Privado (PDC) – Conhecido também como datacenter privado, é uma estrutura física operada e gerenciada dentro de uma organização. Seu foco principal é cuidar de dados de processamento interno, como também de aplicações da empresa voltadas para a Internet.

Internet Data Center (IDC) – Em geral pertence e é operado por um provedor de serviços de telecomunicações, pelas operadoras comerciais de telefonia ou outros tipos de prestadores de serviços de telecomunicações. Visa oferecer diversos tipos de serviços de conexão, hospedagem de sites e de equipamentos dos usuários.

01.2 banner de conversao suport 970x388 1

Data centers e a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) veio para disciplinar o tratamento dos dados pessoais. Deve entrar em vigor em agosto de 2020, em princípio, e diz que as empresas que mantêm cadastros de clientes só poderão compartilhá-los se os usuários autorizarem. Se a lei não for respeitada, as multas podem chegar a R$50 milhões. 

A lei atinge todos os setores da economia, além de ter aplicação extraterritorial. Ou seja, toda empresa (mesmo estrangeira) que tiver negócios no País deve se adequar a ela. A lei vale para:

  • Dados das pessoas, mesmo estrangeira, que esteja no Brasil no momento da coleta;
  • Dados tratados dentro do território nacional –  independentemente do meio aplicado, do país-sede do operador ou do país onde se localizam os dados.

Inclusive todos os produtos da Penso Tecnologia têm os dados armazenados em um data center adequado às novas regras da LGPD. Será que o seu fornecedor escolhido também terá?

Com a LGPD, é importante que os data centers sejam protegidos, tanto de danos físicos quanto virtuais. Para resolver o dano físico, a solução é procurar um fornecedor que invista em redundância. Ou seja, os dados ficam guardados tanto na nuvem, quanto em um local físico seguro, com controles e verificação de acesso.

Contra danos virtuais, deve-se usar tecnologias de segurança, como criptografia de dados e firewalls. Os data centers precisam usar técnicas de segurança para proteger seus dados, incluindo:

Segurança total

A segurança deve abranger desde a coleta de dados do usuário até a sua destruição ou compartilhamento, se for aprovado pelo seu titular. Com isso, evitam-se vulnerabilidades no armazenamento e gerenciamento. 

Requalificação da equipe especializada em proteção de dados

Os data centers atuais já têm equipes especializadas em proteção de dados. Mas para a adequação à LGPD deverá haver mudanças ou atualizações no modelo de segurança.

Controle de comunicação

Todos os processos e comunicação ocorridos entre dispositivos devem ser controlados. Para evitar ameaças ou roubo de dados, devem ser instalados firewalls e equipamentos mais seguros.

Data Center em território nacional

Vale destacar que de acordo com à lei LGPD as operações de tratamento e coleta de dados devem ser realizadas em território nacional.

A Penso Tecnologia possui 2 Data Centers localizados no Brasil, o que assegura alta disponibilidade, excelente performance com baixa latência no acesso aos backups e segurança contra políticas de espionagem da informação em outros países, sem contar com o fácil acesso aos arquivos em caso de um desastre.

Gostou de saber um pouco mais sobre data center? Então não deixe conhecer o portfólio de produtos da Penso Tecnologia: armazenamento na nuvem, email corporativo (zimbra), backup na nuvem, suporte de ti, entre outros.

Fale conosco

Compartilhar

Soluções

E-mail e Colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem
Servidor de arquivos na nuvem.

Artigos relacionados

Penso disponibiliza 1 petabyte como ajuda às empresas do Rio Grande do Sul
Cloud ComputingPenso TecnologiaSegurança da informaçãoTecnologia da informação

Quer acompanhar o que é novidade?

Descubra conteúdos sobre tecnologia, mercado e mais assuntos do seu interesse.

E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Servidor de arquivos na nuvem.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Soluções
E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Servidor de arquivos na nuvem.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Novidades
Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

E-mail e Colaboração

PensoMail

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem
Servidor de arquivos na nuvem.

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.
Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Espaço para banner
de material rico