Sua empresa sabe como reagir durante um desastre? O seu time de colaboradores sabe quais procedimentos precisam ser adotados em situações críticas, e quais são os riscos de não solucionar os problemas?
Se a resposta para essas perguntas for “não”, sem pânico! Explicaremos, o que é gestão de crise, qual a importância de ter um plano Disaster Recovery, em caso de desastre, e qual o passo a passo para estruturar um planejamento eficiente.
Além disso, vamos explicar qual a importância da documentação de TI para a gestão do departamento, em caso de desastre, e como a Penso Tecnologia pode garantir a disponibilidade desses documentos.
O que é gestão de crise?
A gestão de crise é um método utilizado para reduzir os prejuízos na ocorrência de desastres. Estes desastres podem ser causados por diversos fatores, sejam eles internos (erro humano) ou externos (naturais).
Assim sendo, um plano de gestão de risco nada mais é que um documento que define treinamentos, técnicas e procedimentos que precisam ser adotados pela empresa diante de um problema. Esse plano serve para prever, evitar ou minimizar possíveis riscos.
Qual a importância de ter um plano de Disaster Recovery?
O objetivo do plano é abordar os problemas individualmente, e indicar todas as medidas que devem ser tomadas pela empresa durante um desastre. Funciona como uma espécie de manual para direcionar os colaboradores em situações críticas.
Ter um plano de disaster recovery é extremamente importante para a empresa minimizar os impactos negativos do desastre, os prejuízos e impedir que paralisações afetem as atividades. Além disso, preparar a equipe para dar uma resposta mais ágil diante de um problema.
Como elaborar um plano de gestão em caso de desastre?
Agora que você já sabe o que é gestão de risco e qual a importância de ter um plano de disaster recovery em caso de desastre, veja o passo a passo de como elaborar um planejamento eficiente:
Passo 1: Identifique as situações em que o plano de Disaster Recovery pode ser colocado em prática
Incêndios, queda de energia elétrica, falta de água, acidente de trabalho, ataques virtuais, explosões, inundações, extravio de documentos importantes, entre outros. Identifique todas as situações que a sua empresa pode enfrentar, e em que momento o plano pode ser colocado em prática.
Passo 2: Faça o levantamento dos riscos que podem acontecer devido ao desastre
Após identificar todas as situações em que o plano de Disaster Recovery pode ser colocado em prática, faça um levantamento dos riscos que a empresa pode ter devido aos desastres: queda de produtividade, vazamento de dados, depreciação de equipamentos, danos à infraestrutura de TI, perda de competitividade, entre outros.
Passo 3: Identifique todos os recursos necessários para reverter o problema
Já realizou o levantamento dos riscos? Então, é hora de identificar os recursos necessários para reverter os problemas. Analise os recursos que podem ser usados para resguardar a segurança das informações e também os que podem ser utilizados para evitar rombos no orçamento e desastres futuros.
Passo 4: Analise os resultados e realize ajustes
Assim que identificar todos os recursos, você precisa analisar os resultados para avaliar a necessidade de ajustes e melhorias dentro do plano de disaster recovery. Esse passo é extremamente importante para a sua empresa aprimorar as ações contra os próximos desastres.
Passo 5: Invista no treinamento dos colaboradores
Para ter um planejamento eficiente é imprescindível que todos os funcionários da sua empresa estejam preparados. Assim sendo, invista em treinamentos, cursos e capacitação técnica sempre que puder para que eles aprendam a lidar com as adversidades.
Importância de ter uma documentação de TI para a gestão do departamento em caso de desastre
A documentação de TI pode ser classificada como um “livro diário” da tecnologia da informação. As informações presentes nesses documentos ajudam o profissional que nunca teve contato com a infraestrutura de TI a entender melhor como o setor funciona e qual é sua rotina de trabalho.
Dados dos servidores, provedor utilizados, roteamento e endereçamento IP, topologia de rede, políticas de uso, hardwares e softwares adquiridos, ativos de rede, contatos do cliente e fornecedores. Toda a documentação é útil para fornecer conhecimento e instruir qualquer profissional, em caso de um desastre.
A documentação de TI funciona como uma ferramenta de gestão, ajudando na criação de um ambiente de TI muito mais estruturado. Mas mais do que isso, contribuindo na implementação de novos colaboradores, segurança, continuidade do trabalho e, principalmente, na produtividade.
Como a Penso Tecnologia pode auxiliar a sua empresa?
Nessa parte do texto você deve estar pensando: “Ok, entendi que a documentação de TI pode ajudar o departamento de TI no caso de desastre. Mas, como é possível ter todos esses documentos disponíveis e atualizados?”
Pois bem, até um tempo atrás o gestor precisava ficar horas coletando e armazenando informações em planilhas. No entanto, hoje não precisa mais ser assim porque existem parceiros que prestam o serviço de entregar toda a documentação, como é o caso da Penso Tecnologia.
Descrição dos equipamentos, sistemas, acessos, senhas e telefones de fornecedores compõem a estrutura de TI da sua empresa, certo? E nós, da Penso, ficamos responsáveis de entregar essa documentação.
A Penso Tecnologia é uma empresa de serviços de TI, criada em 2003 para entregar soluções ideais e práticas para as empresas trabalharem. Atendemos pequenas e médias companhias, bem como grandes organizações e órgãos públicos.
Para adquirir os serviços da Penso, é bem simples. Basta entrar no nosso site, escolher o plano que atende as necessidades do seu negócio e pronto! Você terceiriza a área de TI da sua empresa, e não precisa mais se preocupar com nada relacionado a esse setor.
Confira os nossos grandes diferenciais:
- Equipe especializada: temos um time de profissionais altamente qualificados e experientes no setor;
- Documentação do ambiente de TI: entregamos o material com a descrição completa dos equipamentos, sistemas, acessos, senhas e telefones;
- Relatórios: disponibilizados relatórios mensalmente para você controlar os chamados e mensurar os resultados;
- Planejamento anual: fornecemos o planejamento de TI anual, apresentando os pontos de risco e melhorias necessárias ao ambiente da sua empresa;
- Monitoramento 24×7: garantimos o monitoramento ativo da conectividade, serviços e servidores da sua estrutura de TI.
Quer saber mais sobre os serviços da Penso? Clique e conheça nosso Suporte de TI!