fbpx
Fale conosco

Fale com nossos especialistas
De 2ª a 6ª feira das 09h00 às 18h00

Atendimento Comercial:
Atendimento Técnico:

atendimento@penso.com.br

Fale com nosso comercial

SLM: Por que ele é importante para a sua TI?

Suporte Técnico

SLM
SLM

De dois anos para cá, o setor de TI passou a ganhar ainda mais importância dentro das empresas. Isso fez com que gerasse o aumento de contratação de serviços de consultoria e parceiros estratégicos, com o intuito de melhorar a execução das atividades do setor. E é nesse sentido, que cresce a utilização de SLM.

Afinal, para que uma empresa tecnológica possa garantir o máximo de retorno sobre investimento, é importante que a gestão de TI tenha estratégias que possibilitem o acesso a dados precisos.

E uma delas é o SLM, que oferece para a empresa:

  • planejamento;
  • monitoramento;
  • acordo de níveis de serviço;
  • documentação e registro dos níveis de serviço.

Quer saber um pouco mais sobre esse conceito, como funciona na prática, qual seu objetivo e benefícios? Então, continue a leitura e confira!

O que é SLM?

SLM é a sigla para Service Level Management, ou Gerenciamento de Nível de Serviço, em português. Este é um nome dado para os aspectos que uma empresa utiliza para avaliar os serviços prestados por parceiros de TI.

Assim, o SLM apresenta métodos de análise para que líderes e gestores possam compreender a qualidade do trabalho, assim como negociar contratos e até sugerir mudanças que se encaixem melhor no que a empresa deseja.

O intuito do SLM é oferecer estratégias para que os parceiros de TI consigam alcançar o máximo de desempenho possível. Fornecendo métodos de evitar desperdícios financeiros e baixa performance, por exemplo.

Qual é o objetivo do SLM?

Agora que você já sabe o que é SLM, é importante também compreender quais são os objetivos. Primeiramente, precisamos compreender que a ideia dele é melhorar o serviço de TI.

Ou seja, o SLM serve para desenvolver formas de mensurar a qualidade do trabalho e alinhar as expectativas dos clientes com a produção dos profissionais.

Dessa forma, o que é alinhado num SLM é:

  • custo;
  • qualidade e;
  • quantidade
01.2 banner de conversao suport 970x388 2

Quais os benefícios do SLM?

Existem diversos benefícios que o SLM proporciona para empresas, alguns deles são

  • embasamento estatístico na tomada de decisões futuras;
  • possibilidade de compreender como cada serviço contratado de TI irá afetará o fluxo da empresa;
  • melhora a comunicação entre contratado e contratante;
  • maior flexibilidade para contratar serviços de TI;
  • melhor alinhamento de expectativa entre as partes;
  • possibilidade de ter um bom serviço, com baixo custo;
  • maior agilidade para atender as demandas do mercado;
  • redução de custos e demandas não previstas;
  •  fortalecimento entre TI e áreas de negócio;
  • diminui as chances de desperdício na empresa;
  • supervisão mais eficiente da aplicação do SLA;
  • ferramentas mais eficazes para analisar a qualidade do serviço prestado por parceiros de negócio.

Qual a diferença entre SLA e SLM?

É comum que as pessoas acabem confundindo esses dois termos, isso acontece porque ambos seguem a mesma ideia. No entanto, são conceitos diferentes e a diferença está justamente na parte da sigla que difere: o M e o A.

O SLA é a sigla para Service Level Agreement, Acordo de Nível de Serviço em português. E diz a respeito dos serviços que são utilizados por uma empresa. No seu escopo, são apresentados metas, normas, questões contratuais ou o que as partes preferirem.

Sendo assim, o SLA é o acordo de nível de serviço, e o SLM diz respeito sobre o gerenciamento da qualidade desse trabalho. Portanto, o gestor de TI costuma utilizar o SLM para garantir que o SLM esteja sendo cumprido.

Assim, são dois conceitos que se complementam para analisar a qualidade do serviço do setor de TI.

Por que é importante realizar o gerenciamento do SLAs correto no setor de TI?

Qualquer pessoa que trabalha no setor de TI sabe que a teoria é muito diferente da prática, quando falamos sobre projetos. Sendo assim, é muito importante que seja feito o gerenciamento do SLA.

Caso contrário, o projeto pode perder o foco e até diminuir a qualidade do serviço ao longo da execução do serviço. E isso só pode ser analisado, caso sejam aplicadas estratégias como a SLM.

Como funciona o SLM na prática?

sla scaled 1

Agora que você já sabe o que é o SLM, é preciso compreender como ele funciona na prática. Sendo assim, no dia a dia da empresa, ele deve oferecer:

  • monitoramento;
  • planejamento;
  • acordo de níveis de serviço;
  • documentação e registro dos níveis de serviço.

Portanto, na prática o SLM tem como base o planejamento, para então definir quais são as metas e ferramentas necessárias para alcançar melhores resultados.

Sendo assim, podemos dizer que ao colocar o SLM na prática, permite que empresas e prestadores de serviços de TI possam alinhar expectativas e produção.

Tornando-se uma ótima ferramenta para que líderes e gestores possam analisar os resultados e verificar se existe algum problema que possa ser facilmente resolvido.

Na Penso Tecnologia contamos com o serviço de SLM

Conforme você pode ter notado ao longo desse conteúdo, o SLM é capaz de identificar problemas potenciais, minimizando riscos da área.

Vale ressaltar que aqui na Penso, contamos com o serviço agregador de valor: o SLM para clientes que contrataram nossas soluções. E essa será a interface entre o contratante e a nossa equipe.

Essa ação é atribuída a um gerente de nível de serviços, que será responsável por acompanhar o cliente, fornecer respaldo nas horas solicitadas, além de apresentar mensalmente relatórios sobre a evolução do ambiente.

Esse processo irá oferecer diversos benefícios para o contratante, mas vale destacar que esta proximidade entre empresa e cliente é uma das que mais se destacam.

Quer saber um pouco mais sobre como podemos atuar com SLM na sua empresa? Então, conheça as soluções que oferecemos para auxiliar a sua empresa.

Fale conosco

Compartilhar

Soluções

E-mail e Colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem
Servidor de arquivos na nuvem.

Artigos relacionados

Penso disponibiliza 1 petabyte como ajuda às empresas do Rio Grande do Sul
Cloud ComputingPenso TecnologiaSegurança da informaçãoTecnologia da informação

Quer acompanhar o que é novidade?

Descubra conteúdos sobre tecnologia, mercado e mais assuntos do seu interesse.

E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Servidor de arquivos na nuvem.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Soluções
E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Servidor de arquivos na nuvem.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Novidades
Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

E-mail e Colaboração

PensoMail

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem
Servidor de arquivos na nuvem.

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.
Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Espaço para banner
de material rico