Segundo as previsões da Cisco, Gartner e de diversos outros pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia, a nuvem (cloud computing) será o destino final de 70% dos todos os sistemas de TI nos próximos 4 anos.
Então, presume-se que todo CIO ou gestor de TI está se questionando sobre como utilizar a nuvem a favor de seu negócio e nessa hora surgem – ou deveriam surgir – uma série de dúvidas.
Nós da Penso queremos ajudar você com esse desafio e responder as dúvidas mais comuns que cercam a cabeça dos profissionais de TI das empresas. Confira abaixo:
– Que sistemas transferir para a nuvem?
ERPs, CRMs, sites de contingência (DR – Disaster Recover), bancos de dados, aplicativos e até mesmo desktops são sistemas complexos e não podem simplesmente ser jogados para a nuvem. Antes do projeto, deve ser realizada uma analise detalhada dos prós e contras de se transferir sistemas para a nuvem e qual será o impacto desta transferência para o negócio. Em resumo, qualquer sistema pode ser implementado na nuvem, porém devemos analisar se a nuvem é a melhor alternativa para determinado sistema.
– Quais são os objetivos ao colocar uma aplicação na nuvem?
Sua empresa pode obter uma série de ganhos ao colocar suas aplicações na nuvem: reduzir custos ou investimentos, implementar uma nova tecnologia antes inacessível, centralizar dados, implementar sistemas de contingência ou aumentar a disponibilidade. Durante o planejamento deve-se entender quais são as necessidades e quais serão os objetivos do projeto, para garantir que eles serão atingidos durante a implementação.
– Que modalidade de nuvem usar?
Muito tem se falado em Cloud pública, Cloud privada e Cloud híbrida, e não é tão simples escolher qual delas é a mais adequada, afinal, são soluções diferentes, que demandam investimentos diferentes e atendem necessidades diferentes.
– Como garantir a segurança da solução do projeto de nuvem?
Ao transferir um sistema para a nuvem, devemos garantir, ao menos, o nível de segurança do encontrado no ambiente local. Para isso o projeto deve ter a segurança dos dados como um dos pilares do planejamento do novo ambiente. Sistemas de firewall, redundância, UTM, criptografia de dados, backups e autenticação de usuários são essenciais na execução do projeto.
– Quem vai implementar e gerir projeto de nuvem?
Seu time tem todas as competências técnicas e tempo disponível para desenhar, planejar, implementar e gerir todas estas novas tecnologias? Uma avaliação incorreta dos recursos de implementação pode atrapalhar a rotina normal do departamento ou até mesmo destruir o projeto.
Nossa experiência permite entender o ambiente interno e atual do cliente para desenhar e implementar a solução que atenda suas necessidades e não simplesmente oferecer alguns “cores de processamento” e “gigas de memória” para jogar a aplicação na nuvem e deixar a bomba na mão do cliente.
Vamos muito além e atuamos como um parceiro do cliente, ajudando no desenho, implementação e gestão da solução, para atender o projeto de ponta a ponta.
Está considerando um projeto de nuvem nos próximos meses? Recomendamos que conheça.