10 motivos para aderir à nuvem e dar adeus ao servidor

 em Cloud Computing
Compartilhe:

aderir a nuvem

No universo da tecnologia da informação o uso de servidores físicos está cada vez mais obsoleto. Isso porque com o avanço da computação em nuvem, suas vantagens e benefícios estão cada vez mais visíveis e acessíveis para diversos modelos de negócio. E segundo o Gartner, pode-se dizer com 100% de certeza que o cloud estará presente no futuro da maioria das empresas. Nesse artigo listamos os 10 principais motivos para sua companhia aderir à nuvem:

  1. Redução de custos

Uma das maiores vantagens em migrar para a computação em nuvem está na relação custo-benefício. Ao invés de investir em maquinário, todas as informações e dados de sua empresa ficarão hospedadas em um data center. Assim não é preciso investir em licenças de software, hardware, energia elétrica, equipamento, entre outros.

  1. Manutenção

Além da redução de custos ligada à parte física, a computação em nuvem ainda traz a vantagem de não precisar de manutenção, atualização ou configuração – o que também é economicamente mais viável do que o antigo formato.

  1. Acessibilidade

Outro grande benefício para quem opta por aderir à nuvem é em relação a acessibilidade. Como informações e dados estão em um data center, podem ser acessados de modo online em qualquer lugar do mundo. Basta ter conexão com a internet, login e senha para acessar os dados necessárias e desenvolver suas atividades.

  1. Escalabilidade

Ao contrário do servidor físico, a nuvem pode ser usada em sistema de escalabilidade. Isso significa que ela acompanha o crescimento da empresa, de acordo com o ritmo e espaço necessário. Com isso você pode aumentar o uso do cloud computing sem ter que investir em uma nova infraestrutura ou ter que parar as atividades de sua empresa para adaptação de softwares.

  1. Segurança

A nuvem é um espaço muito seguro para armazenamento de informações. Esse tipo de computação conta com diversos softwares de criptografia, de alta segurança, para evitar contaminação por vírus, invasões ou roubo de informações. Além disso, por não estar em uma estrutura física, não corre o risco de furtos ou avaria dos equipamentos.

  1. Backup

Outro ponto positivo da computação em nuvem é em relação ao backup. Nesse formato, todos os arquivos são sincronizados da máquina diretamente para a rede, de modo automático. Então se acontecer alguma falha em seu desktop, por exemplo, por estarem salvos na nuvem todos os dados e informações de seu negócio são facilmente recuperados.

  1. Eficiência e aumento nos resultados

Com todos os dados e informações salvos na nuvem, sobra tempo para que a equipe possa se dedicar a demais atividades da empresa, ao invés de se preocupar com o uso de determinado software, um pendrive que não abre ou demais questões de TI. A facilidade de acesso também é um fator que reflete de imediato no aumento da produtividade das equipes.

  1. Aderir à nuvem é tendência de mercado

Alguns dos principais institutos de pesquisa em tecnologia como o Gartner e o IDC apontam que até 2020 as receitas de adesão à computação em nuvem, por parte de empresas de diversos segmentos irão triplicar, chegando a um número de aproximadamente US$ 43,6 bilhões. Isso em decorrência do alinhamento das companhias à evolução tecnológica.

  1. É parte crucial do TI

Dez anos após seu início, hoje a computação em nuvem já pode ser considerada parte crucial da tecnologia da informação. Segundo o Gartner, durante essa primeira década a computação em nuvem amadureceu e conquistou espaço. Hoje é algo imprescindível na estrutura das empresas.

  1. Brasil é 8º em ranking mundial de preparação para nuvem

A computação em nuvem já se consolidou no Brasil. De acordo com o ranking da Asia Cloud Computing Association (ACCA), que nomeia os países que oferecem melhores condições para computação em nuvem, estamos em oitavo lugar. O Brasil está atrás de nomes como Hong Kong, Cingapura, Nova Zelândia, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Japão e Estados Unidos.

Então o que você está esperando para aderir à nuvem? Aqui na Penso Tecnologia é possível encontrar diversas opções de suporte em nuvem como o Penso Cloud AntiSpam, o vBox, o Penso Cloud Backup, entre outros. Acesse www.penso.com.br/nuvem-da-penso/ e saiba mais.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário