Você já percebeu que os negócios, apesar de estarem cada vez mais distribuídos, estão mais conectados do que nunca? Hoje, é muito comum uma empresa localizada em Maringá/PR prestar serviços para outra localizada em Salvador/BA. Ou ainda, um equipe de um projeto tem membros de filiais do Brasil, EUA e Japão trabalhando juntos, cada um de seu país, mas em grande sinergia.
Isso é possível graças à internet, mais especificamente, à cloud computing. Cada vez mais sistemas estão na nuvem, existem cada vez mais recursos acessíveis – como vídeo conferência, por exemplo – que permitem que pessoas se comuniquem e colaborem em tempo real, como se estivessem na mesma sala. E o melhor, as pessoas estão cada vez mais abertas e preparadas para toda essa tecnologia, e as empresas têm se tornado mais eficientes graças a isso.
Pois bem, é justamente sobre uma dessas inovações que nós queremos falar. E, como toda tecnologia, ela chega para resolver alguns problemas das empresas, alguns dos quais vamos listar abaixo:
Você já tentou enviar um arquivo (muito) pesado via e-mail?
O fato é que ele não chega, e muitas vezes nem sai. Os servidores de e-mail são configurados para impedir o tráfego de arquivos pesados, e não estamos falando de arquivos tão pesados assim – a maioria das empresas bloqueia anexos acima de 2mb. Imagine um documento PDF com centenas de páginas digitalizadas, como é o caso de um processo jurídico, que precisa ser compartilhado. Como fazer?
Ok, neste caso podemos usar o FTP. Podemos?
O FTP é um servidor de arquivos que pode ser acessado via internet e possibilita gerar links para download. Mas, seguindo ainda o exemplo do jurídico, uma advogado precisa entender de FTP para realizar tarefas rotineiras? Ou então interromper o trabalho da TI para fazer isso por ele, a cada vez que se faz necessário, sendo que isso pode ocorrer várias vezes em um único dia? O FTP não existe para essa finalidade e não oferece a devida segurança que os arquivos podem precisar – um link de download pode ser compartilhado para outras pessoas que não deveriam e perde-se o controle e o sigilo.
Então, compartilhar arquivos com equipes externas e clientes é uma dificuldade. E colaborar entre equipes internas?
A princípio, é mais fácil – os arquivos podem ser compartilhados em rede, através de servidores, mas quando o acesso é de uma unidade de outra localidade, começa a complicar. É possível resolver com VPN, no entanto o processo começa a ficar caro e complexo.
O leitor mais ligado em tecnologia deve estar pensando “peraí, existe o DropBox que resolve isso tudo”. De fato, aplicativos como o DropBox, e vários outros similares, resolvem as questões de compartilhamento e colaboração de arquivos através da internet. No entanto, eles atendem usuários domésticos, profissionais autônomos e até microempresas, mas estão longe de ser uma solução corporativa. E, o que no início parecia ser a solução para os problemas, pode ser apenas o início deles…
Onde está o datacenter do DropBox? Ele é realmente seguro? Existe uma equipe de especialistas que cuida e presta suporte na língua dos usuários? É possível obter relatórios, versionamento de documentos, controle total de acesso dos arquivos, entre outras necessidades? Ao nível que uma empresa precisa, não.
É aí que nós entramos. Nós vamos resolver essas questões e atender todas essas necessidades de nível empresarial com a qualidade Penso. Estamos trabalhando na finalização de uma solução fantástica e que estará disponível daqui a poucas semanas. E o melhor, será possível testá-la gratuitamente.
Caso esteja buscando uma ferramenta como um DropBox corporativo, acesse a página do vBox e inscreva-se para ser avisado sobre o lançamento.