Capex e Opex: Entenda a diferença entre eles e saiba como um custo operacional pode ajudar no crescimento da sua empresa

 em Infraestrutura de TI
Compartilhe:
Capex e Opex

Entender os conceitos de Capex e Opex pode ajudá-lo a reduzir custos com sua TI.

Lidar com diversas nomenclaturas faz parte da administração empresarial. Pode parecer apenas decoreba, mas conhecer bem os termos ajuda a fazer escolhas adequadas, principalmente quando se trata da saúde financeira da corporação. Uma das dúvidas que mais permeiam esse universo é a diferença entre CAPEX e OPEX. Vamos falar mais sobre essas palavras e saber como elas podem influenciar no crescimento do seu negócio?

Diferenças entre Capex e Opex

Capex e Opex dizem respeito aos processos para aquisição de produtos e serviços de uma empresa.

Sigla para “Capital Expenditure”, Capex indica os recursos que determinada empresa gastou na compra de bens de capital. Entra aqui todos os gastos com bens consumíveis, por exemplo, aquisição da infraestrutura de TI que permitirá o funcionamento da organização, como computadores, impressoras, entre outros.

Já Opex corresponde à expressão em inglês “Operational Expenditure” e refere-se às despesas operacionais, ou seja, associadas à manutenção dos equipamentos. Em alguns casos, também pode englobar custo de mão de obra e despesas com instalações, como serviços básicos – água, luz, internet – e aluguel. Como exemplo, podemos citar a terceirização de TI para conserto das impressoras e computadores adquiridos.

Resumindo: a aquisição de um equipamento envolve a estratégia CAPEX, enquanto os custos de manutenção representam OPEX. Nesse sentido, cada um tem impactos diferentes na contabilidade das empresas.

Qual a melhor estratégia para TI?

O investimento em TI é fundamental para o funcionamento e crescimento de qualquer empresa. Para não desviar do orçamento, essa despesa deve ser definida com planejamento. Nele, é importante identificar exatamente os custos demandados por essa área. Essa tarefa fica mais fácil depois de compreender melhor o conceito de Capex e Opex.

Conforme explicamos, podemos considerar que Capex refere-se à quantidade de recursos aplicados para modernização ou expansão da empresa, enquanto Opex diz respeito ao valor total necessário para o funcionamento da organização. Mas como fazer o melhor investimento quando se trata de TI?

Analisar o contexto da sua empresa, relacionamento com fornecedores e oportunidades é o primeiro passo. Somente ao levantar as características e necessidades de seu negócio, você compreenderá se é o momento certo de comprar novos equipamentos, por exemplo, se é mais vantajoso contratar serviços de manutenção para adequar os atuais.

Isso significa que não existe uma receita pronta. A escolha entre Capex e Opex deve ser feita a partir de planejamento. Também não é uma decisão permanente: em algum momento, poderá ser necessário mudar a estratégia.

No entanto, é importante ficar atento ao impacto dessa escolha no orçamento da empresa. Enquanto Capex traz um custo fixo, as despesas operacionais são incorridas ao longo do projeto e podem variar e ser gerenciadas de acordo com as demandas organizacionais. Nesse sentido, Opex oferece maior controle sobre os gastos.

De qualquer forma, independente de qual seja a sua decisão, sempre negocie com o prestador antes de assinar qualquer contrato. Você deve garantir que o investimento realizado esteja alinhado às demais áreas da empresa e objetivos do seu negócio. Caso contrário, não retornará os resultados desejados.

Você já sabia o que era Capex e Opex? Qual dos dois conceitos é empregado em TI pela sua empresa? Não deixe de compartilhar suas experiências nos comentários. Assim, você ajuda outras pessoas e, ao mesmo tempo, obtém bons insights para investir em tecnologia adequadamente!

Leia também:

  1. 5 formas de reduzir custos com serviços de TI
  2. Benefícios financeiros das empresas que terceirizam sua área de TI
  3. Como resolver os altos custos da área de TI de sua empresa?

Deseja ter sua TI suportada por especialistas?

Conheça o suporte da Penso e veja como podemos agregar nosso conhecimento técnico para levar o seu negócio a um novo patamar

Postagens Recentes

Deixe um Comentário