A terceirização dos serviços tecnológicos oferece diversas vantagens para empresas de todos os portes, como redução dos custos, produtos e serviços alinhados às demandas do mercado e otimização dos processos internos. Mas antes de contratar o serviço, é necessário avaliar o fornecedor de TI. Para ajudá-lo a escolher o melhor parceiro para seu negócio, listamos os principais pontos aos quais você deve se atentar.
Atendimento
O primeiro passo é avaliar o fornecedor de TI em 360°, ou seja, desde o atendimento até a solução final. Um bom atendimento e relacionamento com o cliente são fatores fundamentais para estreitar relações com um futuro parceiro. É preciso atentar-se ao comportamento da empresa em caso de falhas, agilidade e disponibilidade de sua equipe, entre outros pontos. Se logo na etapa de relacionamento houver gargalos, as chances de ficar pior no decorrer do processo são grandes.
Certificações
Certificações podem comprovar a especialização, experiência e know-how da empresa em relação às soluções e tecnologias que ela oferece. Ao avaliar o fornecedor de TI, procure se certificar de que as qualificações enumeradas por ele são reais e refletem a qualidade que sua empresa procura.
Equipe Capacitada
Também é necessário avaliar a equipe, principalmente seu grau de atualização e capacitação para oferecer suporte moderno e adequado. Confira se os profissionais estão antenados às tendências e novidades que surgem constantemente e se são capazes de aplicá-las adequadamente. Um bom fornecedor de TI deve se preocupar com o treinamento da sua equipe, mantendo-a sempre “no mesmo passo” que o mercado.
Processos
É fundamental saber como funciona a organização do prestador de TI. Em muitos casos, o atendimento é ótimo, a equipe é tecnicamente capacitada, porém os processos são falhos, algo que gera gargalos no serviço e acaba afetando diretamente os resultados de sua empresa.
Cases de Sucesso
Quantos cases de sucesso seu prestador de serviços de TI possui? Cases de sucesso atestam a capacidade do fornecedor e agregam credibilidade ao serviço oferecido, pois por meio deles é possível atestar que o trabalho prestado é eficaz aos resultados e objetivos da empresa contratante.
Clientes
Ao avaliar o fornecedor de TI, consulte sua cartela de clientes para avaliar quais organizações confiaram no prestador e ficaram satisfeitas. Isso permite identificar em qual segmento a empresa costuma atuar e se tem experiência no seu segmento de atuação. Isso é diferencial para fazer uma parceria bem-sucedida, já que ela demonstra conhecimento em mercados específicos que pode contribuir para o crescimento do seu negócio.
Produtos
Terceirize seus serviços de TI com uma empresa que ofereça as soluções adequadas ao seu negócio e permita o acompanhamento do serviço. Conheça bem as soluções oferecidas para verificar se elas realmente podem ajudar a sua empresa. Verifique também o quanto o fornecedor está comprometido com seus objetivos, propõe melhorias e fornece relatórios. Isso evita o desperdício de recursos e garante resultados de qualidade e mais assertivos.
Conte com uma empresa de outsourcing de referência no mercado. A Penso Tecnologia tem as soluções tecnológicas para todos os negócios. Assumimos a TI integral ou parcialmente de pequenas, médias e grandes empresas e atuantes nos mais diversos segmentos. Ao contratar os nossos serviços, você terá um verdadeiro parceiro tecnológico, não somente um prestador operacional.