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Modernização de TI dispensa o técnico alocado?

Tecnologia da informação

Mesmo que as empresas ainda estejam dando pequenos passos, a pandemia trouxe um aspecto importante para o mercado: A ascensão e modernização da tecnologia nas empresas e se isso afeta o técnico de TI alocado.

Com a pandemia, as empresas precisaram quebrar padrões em prol da saúde e investiu-se no home-office e a procura por softwares que atendesse as demandas das empresas aumentou significativamente e os técnicos que não eram “qualificados” ou especialistas, foram impactados negativamente. 

Essa transformação mercadológica da tecnologia vem se tornando cada vez mais palpável e obrigando os profissionais a se qualificarem e durante a pandemia essa realidade foi vista por muitas empresas!

Mas, a pergunta é: A modernização da Tecnologia da informação dispensa o profissional alocado na empresa?

E, a resposta é: Não! 

Com um levantamento feito pela startup FindUp, viu-se que em 2021 a quantidade de chamados por manutenção em tecnologia da informação aumentou em 142%. 

Dentro deste número, os setores que mais precisaram de manutenção foram: Setor bancário liderando o ranking com 54,21% e em segundo lugar, o varejo com 17,87%. 

“Em 2021, muitas empresas de tecnologia expandiram suas operações de software ou IOT. Por isso, a quantidade de solicitações nesse setor foi significativa, uma vez que elas precisaram fazer a implantação e suporte destas soluções”, diz Fábio, CEO da FindUP.

Aumento da busca por técnicos de TI:

Em outra pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Software menciona que o crescimento do TI no Brasil chegará a 14,3% em 2022, representando 2,5% a 3,0% dos investimentos globais na área.  

Com este crescimento, a procura por profissionais de TI, aumentou mais de 671% em comparação a 2019, com 85 mil vagas novas. 

O Brasil forma em média 46 mil profissionais da área de tecnologia, mas o número é insuficiente, pois seria necessário mais de 80 mil profissionais para atender toda a demanda que o mercado precisa.

E, porque será que a procura por profissionais da área de tecnologia está tão alta?

As empresas que estão atualizadas com as tendências do mercado sabem que o Técnico de TI, vai além do cuidado com as máquinas. Abaixo listamos alguns tópicos da importância do técnico de Ti:

  1. Segurança:

O fato é que a segurança está sendo um dos maiores fatores para o crescimento da Tecnologia da informação. 

Os hackers estão se tornando mais habilidosos e estratégicos quando se trata de atacar empresas, por exemplo: o Brasil é o país que ocupa o 4° lugar no ranking de países que mais sofrem ataques Ransomwares em todo o mundo! 

E o técnico de TI pode ajudar sua empresa a se prevenir e adquirir ferramentas especialistas para a prevenção destes ataques, além de buscar estratégias para que sua empresa esteja mais segura.

  1. Produtividade nos processos: 

O Técnico de TI será o responsável pela melhoria em todos os processos que envolvam a tecnologia na sua empresa. 

Ele deverá diagnosticar e analisar quais processos podem ser melhorados e como deve ser feito.

Também será responsável pela verificação e atualização de todos os softwares e hardwares da sua empresa. 

Ele cuidará dos sistemas, desde ferramentas colaborativas às ferramentas de 

tarefas, do mais simples ao mais difícil e precisará mantê-las atualizadas e sempre verificá-las, reportando erros ou falhas para correção.

  1. Investimentos assertivos.

No tópico 2, vemos que o técnico precisa cuidar da produtividade perante aos processos da empresa, o que envolve investimentos assertivos para realização destas melhorias.

Após diagnosticar o que precisa ser melhorado, o técnico também apresentará opções de investimentos em ferramentas robustas, assertivas e que estão alinhadas com o investimento que a empresa pode oferecer.

  1. Atendimento:

Como vimos acima, o número de chamados abertos de manutenção no setor bancário durante a pandemia foi elevadíssimo! E, isso é só um exemplo da importância do técnico na empresa. 

Os colaboradores precisam que os chamados e manutenção do seu equipamento sejam feitos com agilidade para que não afete sua jornada de trabalho. 

O técnico sublocado irá atender todos os chamados, entender sobre o problema com eficiência e solucioná-los.

  1. Gerenciamento das informações.

Todos os CEO ‘s da empresa entendem sobre a necessidade de contemplar um banco de dados, backup de segurança, armazenamento em nuvem e locais secundários de segurança. 

O técnico de TI é especialista neste assunto e após analisar seu ambiente de informações, poderá direcionar sua empresa para as melhores soluções quando se trata de gerenciamento de informações e dados. 

Ele será responsável por buscar as soluções onde as informações e dados da sua empresa estarão e em casos de acidentes ou ataques, será a “ponte” para que sua empresa não seja afetada com nenhuma parada nas operações. 

Além dos tópicos acima, ele também cuidará de: 

  • Reparar erros;
  • Migrar sistemas;
  • Corrigir a lentidão dos computadores;
  • Analisar e investir em estratégias;
  • Testar, codificar e programar os softwares;
  • Oferecer soluções para o ambiente técnico; 
  • Cuidar de protocolos;

A modernização da tecnologia e o avanço nos mostram que o especialista em TI alocado é essencial para uma empresa que busca ser referência em seu setor e quer um crescimento constante. 

Outsourcing de técnicos de TI:

A alocação de profissionais de TI e outsourcing em TI é a forma de contratação de profissionais externos para estarem trabalhando nas empresas cuidando dos softwares, infraestrutura e tudo que engloba a área.

 Benefícios do outsourcing de TI: 

  • Menor gasto com investimentos não assertivos;
  • Foco 100% nos negócios;
  • Menor rotatividade;
  • Menos tempo gasto com processos de RH;
  • Relatórios de desempenho e melhorias; 
  • Qualidade nos serviços prestados;
  • Manutenção das redes e sites da empresa; 
  • Análises e verificações recorrentes
  • Prevenção contra-ataques e perda de informações

Além disso, o outsourcing proporciona um especialista para todos os problemas, sem necessidade de contratação de profissionais diferentes para setores diferentes dentro da área.

O técnico precisa estar remoto, presencial ou híbrido?

Que a modernização não dispensa o profissional de TI nós já vimos, mas.. O técnico precisa estar em qual modelo para atender todas as demandas?

Nós da Penso recomendamos que o técnico de TI esteja presencialmente todos os dias em sua empresa. 

Uma vez que, a empresa terá o profissional completamente focado e alinhado com a cultura organizacional, além de cuidar de toda a parte técnica, atender os chamados com agilidade e facilitar a comunicação.

Porém, muitas empresas cresceram com a pandemia e o modelo híbrido se tornou o “preferido” dentro do mercado. Em um índice de confiança da Robert Half, indica que 57% das empresas adotaram o modelo híbrido.

E, a solução para empresas de modelo híbrido é o técnico híbrido também! 

O técnico não estará todos os dias na empresa, porém, o trabalho remoto será realizado normalmente, com acesso aos sistemas e ferramentas que possam ajudá-lo a atender os chamados. 

Como a Penso pode te ajudar com a terceirização do técnico de TI?

Somos uma empresa com mais de 17 anos de mercado sendo referência na área de tecnologia, além de trabalharmos com a Zimbra e o Veeam que são ferramentas mais utilizadas no Brasil. 

Com mais de 1.600 clientes corporativos, atendemos desde o setor de varejo até órgãos governamentais. 

Com a gente não existe jogo de empurra-empurra. Solucionamos a situação ou gerenciamos da melhor forma! 

Diagnóstico: Vamos realizar uma avaliação da sua empresa e diagnosticá-la e vamos propor um plano de investimentos que atendam à sua necessidade e o alinhado com o investimento que se tem. 

Assumimos o dia-a-dia da sua empresa e solucionamos os problemas dos usuários e estrutura. 

Auditoria e documentação: Documentamos toda a análise feita da estrutura do seu TI e dos desafios que teremos. 

Plano de investimentos: Para todas as melhorias que precisaremos realizar em seu TI, vamos propor investimentos adequados alinhados com a segurança de dados e disponibilidade dos serviços.

Atendimento: Temos um time de especialistas à disposição para garantir o funcionamento do seu TI.

O gerente de expansão da Andra adquiriu recentemente a Penso como principal parceiro em sua empresa, e veja seu relato: 

“A Penso prometeu e, na prática, foi consolidado! Realmente tivemos uma experiência muito boa em todos os nossos testes e o projeto é muito promissor” Renan Braga, gerente de expansão da Andra materiais elétricos.

E, conclui: “Tenha bons parceiros! No mercado de tecnologia, não podemos visar somente custos. Precisamos colocar na balança os benefícios das situações e tudo isso que a gente busca e encontramos na Penso tecnologia! ”

Neste link https://www.penso.com.br/category/casos-de-sucesso/ temos cases de sucesso de empresas que confiaram na Penso e recomendam nossos serviços. 

Oferecemos a terceirização do Técnico de TI de forma 100% presencial, remoto e até mesmo agendada! Adequamos a melhor solução para o que sua empresa precisa.

Em todos os modelos acima, a sua empresa terá um time de especialistas com certificações avançadas em servidores, banco de dados e virtualização. Além de documentações do seu ambiente de TI, relatórios mensais dos chamados, planejamentos e monitoramento 24×7.

Quer saber mais sobre nossas soluções?

Entre em contato conosco através do link abaixo! Temos especialistas prontos para apresentar a melhor solução para sua empresa.

Penso, #agenteresolve!

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