fbpx
Fale conosco

Fale com nossos especialistas
De 2ª a 6ª feira das 09h00 às 18h00

Atendimento Comercial:
Atendimento Técnico:

atendimento@penso.com.br

Fale com nosso comercial

O que é Outsourcing de TI? Por que investir?

Tecnologia da informação

O que é Outsourcing de TI?

Fazer outsourcing, em uma visão macro, significa terceirizar algum tipo de função. Então, uma empresa pode contratar outra para fazer parte das suas atividades com o objetivo de manter as áreas em operação e direcionar o foco da empresa para as atividades que estão relacionadas ao seu core business. Em 2019, o mercado global de terceirização totalizou US $ 92,5 bilhões.

Vamos entender nesse artigo o que é outsourcing de TI (Tecnologia da Informação) e como suas perspectivas têm mudado nos últimos anos.

O que é outsourcing de TI?

Terceirização ou outsourcing de TI implica em transferir parte ou toda função de TI para um fornecedor externo. Envolve recursos tecnológicos e humanos, externos a hierarquia da organização, para gerenciar toda ou parte da infraestrutura de TI.

É uma estratégia utilizada para reduzir as equipes internas ou para contar com parceiros e recursos especializados enquanto o time de casa atua em projetos de inovação mais ligados ao negócio da empresa, por exemplo.

Sabemos que para manter a operação de uma companhia, os serviços de tecnologia como sistemas, infraestrutura e telecomunicações precisam estar em pleno funcionamento. Além de oferecer a robustez e a velocidade de resposta exigidos por cada tipo de negócio.

banners suporte meioazul

Para as empresas que optam pelo outsourcing de TI, a preocupação com esses quesitos fica com o parceiro escolhido para a terceirização.

Podem ser terceirizados serviços como:

  • Manutenção de computadores;
  • Suporte técnico;
  • Data center;
  • Hospedagem e armazenamento;
  • Redes;
  • Manutenção de hardware;
  • Gestão e atualização de sistemas;
  • E-mail corporativo;
  • Telefonia;
  • Manutenção e programação de sistemas;
  • Segurança da informação.

De acordo com a Stratistics MRC, o mercado global de terceirização de TI deve chegar a US $ 481,37 bilhões até 2022. E as oportunidades e tendências de mercado como a computação em nuvem e os novos modelos de negócios estão impulsionando esse crescimento.

O que é outsourcing de TI depois da reforma trabalhista?

Podemos dizer que no início do seu surgimento, o outsourcing de TI tinha seu foco de atuação no hardware, com gerenciamento de serviços e instalações. Depois, incluiu também em seu guarda-chuva o software, com gestão de licenças e atualizações. Até que a ampliação de sua atuação chegou até o gerenciamento total dos ativos de TI de uma organização.

Muito dessa abrangência de serviços da terceirização no Brasil é permitida atualmente por conta de mudanças na própria legislação trabalhista.

Isso porque até pouco tempo atrás o conceito de o que é outsourcing de TI era diferente e até 2016 apenas as atividades meio podiam ser terceirizadas. Por exemplo, se sua empresa produz calçados (sua atividade fim), você poderia terceirizar as atividades de limpeza, mas não de designer ou confecção dos produtos que vendia.

Mas sabemos que a tecnologia e todos os serviços de infraestrutura em boa parte das empresas acaba sendo pilar para seu core business. Então essa distinção de atividades meio e fim fica difícil de ser feita.

banners suporte meioazul

Então, depois de um período de discussão, em 2018 o Supremo Tribunal Federal passou a considerar legal o outsourcing também nas atividades fim das empresas.

Mesmo que o outsourcing de TI tenha conseguido mais espaço, algumas práticas ainda são vetadas pela legislação. É importante tê-las no radar:

  • Exigir exclusividade dos profissionais terceirizados;
  • Contratar pessoas não autorizadas pelo Ministério do Trabalho a exercer determinada função;
  • Contratar pessoas que não se enquadrem no modelo de trabalho temporário;
  • Descumprir normas de saúde e segurança do trabalho previstas em lei;
  • Contratar empresas não especializadas;
  • Prestadoras de serviço oferecerem salário menor do que a contratante ou o mercado praticam;
  • Suprimir direitos trabalhistas.

Quais as vantagens do outsourcing de TI?

Pode-se dizer que os principais motivadores das empresas que optam pela terceirização estão a redução de custos de TI, melhoria na qualidade dos serviços e mais foco no negócio.

A partir daí, inúmeras vantagens do outsourcing de TI podem apontadas, tais como:

  1. Aumento da eficiência dos serviços de TI, mesmo reduzindo custos;
  2. Profissionais especializados e com know-how de mercado;
  3. Mais oportunidades de inovação;
  4. Melhores práticas de mercado;
  5. Estrutura atualizada constantemente;
  6. Desburocratização de processos;
  7. Gestão centralizada pelo fornecedor;
  8. Mais qualidade dos serviços entregues conforme o contrato de SLA;
  9. Redução da complexidade das operações com processos mais formais e automatizados;
  10. Maior foco nos negócios;
  11. Possibilidade de atuação mais estratégica e menos operacional.

Existem outras 2 vantagens que não devem passar despercebidas para uma empresa que contrata um bom fornecedor para a terceirização. Uma é a redução do nível de estresse no departamento de TI, já que os serviços são gerenciados por outra empresa, com diversos especialistas.

Outra é a oportunidade de motivar o time interno com envolvimento em projetos de inovação e geração de novas oportunidades de negócio.

Como iniciar com o outsourcing de TI na sua empresa?

Com um processo de transição planejado, organizado e realizado de forma controlada e sem riscos para sua operação. É assim que o processo de terceirização deve acontecer.

O ideal é optar por um parceiro experiente e com credibilidade no mercado, com processos que garantam a segurança dos seus dados e a continuidade dos serviços durante essa transição. Inicialmente deve ser realizada uma espécie de auditoria em toda a infraestrutura de TI da sua empresa, com backup de todos os dados, entendimento de todos os acessos e redefinições de senhas e permissões, por exemplo.

Com toda essa documentação do ambiente, e um planejamento anual, uma equipe especializada pode começar a assumir os serviços gradativamente. Sempre com monitoramento 24X7, para que nada atrapalhe o processo de transição ou mesmo depois, a operação como um todo.

Conheça os serviços de outsourcing de TI da Penso

E a Penso Tecnologia é referência no assunto de outsourcing de TI no mercado. Atualmente oferecemos duas categorias de serviços quando o assunto é terceirização de TI: Penso Managed e Penso Full Managed.

No primeiro exemplo, o atendimento pode ser realizado remotamente, em campo ou de maneira agendada. Já no segundo modelo, a alocação de um técnico residente para realizar o atendimento.

Vale ressaltar que nos dois modelos você será atendido por uma equipe especialista em Suporte de TI que conta com certificações em banco de dados, virtualizações e outras plataformas corporativas.

Em ambos atendimentos você contará com os grandes diferenciais oferecidos pela Penso: equipe especialista, documentação do ambiente de TI, relatórios, planejamento anual de TI e monitoramento 24X7.

Para conhecer um pouco mais sobre o que é outsourcing de TI da Penso, você pode clicar aqui.

Gostou de ler: O que é outsourcing de ti? Então, deixe seu comentário.

Fale conosco

Compartilhar

Soluções

E-mail e Colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem
Servidor de arquivos na nuvem.

Artigos relacionados

Disaster RecoveryInovaçãoMercadoTecnologia

Quer acompanhar o que é novidade?

Descubra conteúdos sobre tecnologia, mercado e mais assuntos do seu interesse.

E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Armazenamento em nuvem

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Soluções
E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Servidor de arquivos na nuvem.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Novidades
Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

E-mail e Colaboração

PensoMail

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.
Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Espaço para banner
de material rico