Qual o AntiSpam do Zimbra

 em Soluções de e-mail
Compartilhe:

antispam do zimbra

A plataforma de e-mail e colaboração Zimbra é reconhecida mundialmente como uma excelente ferramenta de e-mail e colaboração. Desenvolvida em código aberto (Linux), ela permite alterações em sua fonte e monitoramento do que acontece na rede, além de administração compartimentalizada dos arquivos e alta customização para atenderam às necessidades de cada empresa. A solução  AntiSpam do Zimbra é a SpamAssassin, que apesar de ser um filtro que ocupa muito espaço no disco rígido, é uma ferramenta conhecida de proteção que já vem acoplada em seu sistema colaborativo. A Penso Tecnologia explicará alguns aspectos importantes sobre o tema no artigo a seguir.

O que É Spam?

Spam é um termo que se refere ao uso de sistemas de mensagens eletrônicas não solicitadas e indesejadas enviadas em massa.Em uma definição mais popular, Spam é sinônimo de “lixo de correio eletrônico”. A verdade é que, além de desperdiçar o tempo das pessoas com e-mails desnecessários e perigosos, os Spams também consomem espaços de armazenamento, enterrando as mensagens que realmente importam aos destinatários. Uma ação crescente em Spams é distribuir malware em aplicativos, links ou documentos infectados.

AntiSpam do Zimbra

Um software AntiSpam é projetado para impedir/bloquear que e-mails indesejados ou não solicitados sejam abertos ou recebidos. Essas ferramentas possuem vários meios para detectar mensagens indesejadas, como listas de permissões, listas negras e de endereços, autoridades de reputação de email e correspondência de palavras-chave.

O mecanismo AntiSpam do Zimbra é o SpamAssassin que age através de um filtro de e-mail inteligente que utiliza diversos testes para identificar e-mails em massa não solicitados. Esses testes são aplicados a cabeçalhos de e-mail e utilizam dados estatísticos avançados para classificá-los. Eles fazem a busca por textos relacionados a Spams, verificando o conteúdo da mensagem. Se apenas alguma condição for atendida, o programa adicionará um ponto ao arquivo. Quanto mais cumpridas as condições, mais pontos. Depois de exceder certo número de pontos (por padrão, são 5,0), o e-mail recebe o status de Spam. Sua análise verifica se o endereço do site do destinatário e o servidor do qual o e-mail foi enviado não estão inclusos em bases especiais AntiSpam (Black list – listas negras) e também valida o e-mail em termos de padrões geralmente aceitos.

Entretanto, existem alguns pontos fracos levantados em relação ao SpamAssassin. Os filtros precisam ser treinados – já que os SPAMs utilizam seqüência de palavras sem sentido para confundi-los. Com isso algumas mensagens podem ser barradas, mesmo sendo legitimas, como alguns SPAMs podem continuar incomodando. Dessa forma, seu funcionamento é melhor se cada usuário treiná-lo individualmente, o que acaba demandando mais trabalho por ser tratar de uma solução corporativa.

Os Diferenciais do PensoMail Zimbra

A Penso oferece três planos de comercialização do PensoMail Zimbra: o PensoMail Zimbra Basic, para usuários que necessitam de e-mail profissional livre de Spam; o PensoMail Zimbra Z-Suite, com colaboração completa via webmail; e o PensoMail Zimbra Exchange, que fornece mobilidade e interação máxima. O PensoMail Zimbra permite a customização dos limites de dados arquivados na plataforma, deixando a margem ser reduzida ou aumentada de acordo com as necessidades de cada usuário específico, poupando com atualizações e liberações de novos espaços de armazenamento. Também adicionamos o AntiSpam Barracuda, líder de mercado, aos já previamente inseridos no Zimbra (o antivírus ClamAV® e o AntiSpam Assassin), protegendo ainda mais os seus sistemas, servidores e, consequentemente, o seu negócio como um todo.

Sobre a Penso

A Penso Tecnologia é uma empresa de serviços de TI criada para possibilitar aos seus clientes a utilização da melhor tecnologia disponível para os seus negócios. Desde 2003, a empresa presta serviços e entrega soluções que proporcionam aos clientes alto desempenho e tranquilidade. Reconhecida pelo seu comprometimento com o resultado e preocupação em exceder as expectativas de seus consumidores, a equipe da Penso trabalha dentro dos mais altos padrões de qualidade e é composta por profissionais especializados em diferentes plataformas tecnológicas.

  • Para outras soluções de TI para empresas, acesse nosso site;
  • Se busca conteúdo, explicações e dicas sobre tecnologia confiram o nosso blog especializado.

DESEJA REDUZIR OS CUSTOS COM E-MAIL CORPORATIVO, MANTENDO A MESMA QUALIDADE DE SERVIÇO?

Conheça o PensoMail Zimbra e entenda como é possível escolher recursos de forma inteligente para seus usuários

Postagens Recentes

Deixe um Comentário