fbpx
Fale conosco

Fale com nossos especialistas
De 2ª a 6ª feira das 09h00 às 18h00

Atendimento Comercial:
Atendimento Técnico:

atendimento@penso.com.br

Fale com nosso comercial

Serviços de TI para pequenas empresas

Suporte Técnico

TI para pequenas empresas

A tecnologia da informação é uma realidade em empresas de todos os portes há um bom tempo. Para as pequenas empresas, a TI deve ser ainda mais estratégica, pois pode ser fator diferencial para trazer a eficiência necessária para que o negócio seja lucrativo e competitivo.

O caminho natural de uma pequena empresa é: começam os fundadores e os primeiros funcionários, cada um trabalha com seu próprio computador e uma internet de padrão residencial já atende a necessidade. Então, é agregada uma impressora. Logo depois, um servidor. Em pouco tempo, já existe um sistema administrativo, os equipamentos precisam se conversar e essa pequena empresa passa a ter uma rede – e, consequentemente, problemas.

01.2 banner de conversao suport 970x388 2

Como as pequenas empresas, normalmente prestadores de serviços – advocacia, contabilidade, arquitetura, engenharia, publicidade, turismo etc. – são compostas por especialistas em suas áreas, e não por profissionais de TI, surge a necessidade de buscar um prestador de serviços de TI. No primeiro momento, a TI parece não ser muito estratégica para o negócio, apenas um apagador de incêndios, por isso qualquer técnico que resida próximo à empresa já é um potencial fornecedor – não que isso esteja correto.

Chega então o momento da profissionalização – a empresa precisa de segurança da informação, backup dos arquivos e sistemas, uma plataforma de e-mail que funcione, internet e telefonia todo o tempo disponíveis, além de suporte para o número crescente de servidores, impressoras, computadores, notebooks, tablets, etc – e aquele “fornecedor quebra-galho” já não atende mais. É preciso um prestador de serviços de TI especializado em pequenas empresas.

Valores que podem (e devem) ser agregados pelo prestador de serviços de TI

O prestador de serviços de TI precisa ir além do atendimento de chamados técnicos. Ao assumir a gestão da TI de uma pequena empresa, esse fornecedor precisa mapear toda a rede computacional existente, entender a necessidade do cliente, os equipamentos críticos, quais áreas estão defasadas, enfim, fazer o que chamamos de PDIM (Plano de Desenvolvimento e Investimento em Melhorias).

Esse mapeamento e planejamento garante que a TI não ficará estagnada, apenas atuando em casos emergenciais, e a posiciona como um aliado no crescimento dessa pequena empresa. Como os gestores e profissionais dessas pequenas empresas não têm tempo e nem foco em buscar novas tecnologias, é papel do prestador de suporte de TI sempre trazer novidades do mercado, agregar novas soluções que ajudam a aumentar o desempenho, a disponibilidade e a segurança da TI para, consequentemente, aumentar a eficiência do negócio.

Como a cloud computing pode ser um fator estratégico

Muito tem se falado sobre cloud computing, e nós da Penso somos especialistas no assunto. Trata-se de uma tecnologia que veio pra ficar e pode ser um fator chave para o crescimento de uma pequena empresa.

Basicamente, a cloud computing possibilita que uma empresa tenha menos servidores em seu local de trabalho, e contrate esses servidores como serviço, com um provedor especializado. Os benefícios são vários, entre eles destacamos o custo que é reduzido, assim como a complexidade para gerir tudo local, e a facilidade que a empresa tem para escalar seus recursos quando necessário. Deseja saber mais sobre cloud computing? Temos muitos conteúdos nessa categoria.

Como avaliar a empresa a ser contratada

E, pra fechar nosso artigo, orientamos abaixo alguns critérios importantes a serem analisados por uma pequena empresa na hora de contratar seu prestador de serviços de TI:

  • Competências e parcerias: é fundamental que o prestador tenha equipe técnica capacitada nos sistemas operacionais usados pela empresa (Windows, Linux, Mac OS), bem como os sistemas de gestão (ERP, CRM etc), bancos de dados, marcas dos equipamentos. Ter contato direto com os fabricantes das tecnologias também é um diferencial;
  • Entendimento do negócio: não basta ter conhecimento técnico, é preciso entender do negócio, pois isso faz com que o prestador de serviços vá além do atendimento à chamados. Importante avaliar se o prestador de serviços já tem experiência e cases com outras empresas do mesmo segmento;
  • Tempo de mercado: sem desmerecer quem está começando, o tempo de mercado pode dizer muito sobre a empresa: experiência, solidez, crises enfrentadas etc. É um critério importante para quem visa contratar um parceiro a longo prazo;
  • Capacidade operacional: um prestador de serviços de TI mais capacitado possui técnicos para atender chamados de diferentes níveis de complexidade, profissionais com especializações diferentes, departamentos de back-office (administrativo, recursos humanos), ou seja, um operacional bem estruturado para respaldar o cliente;
  • Retaguarda técnica: principalmente em casos onde haverá hospedagem de aplicações na nuvem do fornecedor, é importante saber os níveis de disponibilidade, segurança e contingência oferecidos, e até mesmo onde o data center fica localizado.
01.2 banner de conversao suport 970x388 1

A Penso Tecnologia é uma prestadora de serviços de que cuida da gestão da TI de centenas de pequenas empresas há mais de 14 anos. São centenas de cases de projetos bem sucedidos em uma ponta, e mais centenas de profissionais formados na outra. Com a Penso, sua pequena empresa pode confiar a TI nas mãos de quem realmente entende, para que sua equipe dedique-se a fazer o que realmente sabe.

Fale conosco

Compartilhar

Soluções

E-mail e Colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem
Servidor de arquivos na nuvem.

Artigos relacionados

Penso disponibiliza 1 petabyte como ajuda às empresas do Rio Grande do Sul
Cloud ComputingPenso TecnologiaSegurança da informaçãoTecnologia da informação

Quer acompanhar o que é novidade?

Descubra conteúdos sobre tecnologia, mercado e mais assuntos do seu interesse.

E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Servidor de arquivos na nuvem.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Soluções
E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Servidor de arquivos na nuvem.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Novidades
Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

E-mail e Colaboração

PensoMail

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem
Servidor de arquivos na nuvem.

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.
Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Espaço para banner
de material rico