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O que faz um suporte técnico de TI?

Suporte Técnico

Qual o papel da Tecnologia da Informação dentro da sua empresa? Além de automatizar e otimizar processos, essa área é muito importante para garantir o funcionamento de todas as soluções e tem impacto direto na produtividade dos colaboradores. Portanto, ter um suporte técnico de TI de qualidade tornou-se uma necessidade em todas as organizações.

Um dos fatores que mais influencia a produtividade dos funcionários é a disponibilidade dos recursos e ferramentas necessários para execução das suas atividades. Em um ambiente de trabalho cada vez mais automatizado e dominado pela tecnologia, é responsabilidade do setor de TI garantir o funcionamento de todos os dispositivos e equipamentos.

É possível destacar três como as principais funções do suporte técnico de TI dentro das empresas:

1. Atualização, estabilidade e disponibilidade de todos os recursos que envolvem tecnologia, como software e hardware;

2. Solução dos chamados dos funcionários, que vão desde dúvidas sobre a utilização de determinada solução e recuperação de senhas até problemas de acessos e no funcionamento dos equipamentos;

3. Correção de problemas na infraestrutura, como configuração das redes e servidores, recuperação de informações e estabelecimento de um plano de backup na nuvem.

Nesse cenário, a terceirização do suporte técnico de TI surge como uma excelente opção para companhias de todos os tamanhos e segmentos. A contratação de uma parceira especializada em TI é mais vantajosa tanto economicamente quanto financeiramente. Confira 6 benefícios de terceirizar o suporte técnico de TI da sua empresa com a Penso Tecnologia

Confira 6 benefícios de terceirizar o suporte técnico de TI da sua empresa com a Penso Tecnologia

1.    Redução de custos

Essa é uma das principais vantagens. A contratação de uma empresa para cuidar da sua TI permite planejar o budget com mais eficiência, pois o custo deste serviço é fixo.

Além disso, essa empresa será responsável por acompanhar o funcionamento de todos os equipamentos e garantir que tudo está operando regularmente. Isso tem impacto direto na produtividade de todos os departamentos e, consequentemente, nos resultados da companhia.

A terceirização do suporte técnico de TI ainda é responsável pela manutenção preditiva e preventiva das máquinas.

Isso permite identificar e solucionar possíveis falhas e problemas no começo a um custo mais baixo e um impacto menor na operação, se comparado à substituição de um equipamento.

Em um mercado cada vez mais competitivo, em que a redução de custos sem impacto no desempenho tornou-se uma necessidade, a terceirização para uma empresa de suporte de TI surge como excelente alternativa.

2.    Equipe especializada no suporte técnico de TI

A TI está em constante mudança e é uma área bastante técnica. Os profissionais precisam ser especializados e terem conhecimentos específicos para desempenharem suas atividades com segurança e assertividade.

A terceirização e contratação de uma empresa de suporte de TI garante a contratação de um time avançado composto por profissionais especializados.

Na Penso Tecnologia, esse é um dos grandes diferenciais e os colaboradores possuem certificações em diversas plataformas corporativas.

Além disso, por trás desses funcionários existe uma empresa apta a fornecer todas as ferramentas de suporte de TI necessárias para a realização das suas tarefas e com experiências de sucesso em outros clientes que podem ser replicadas.

Um time especializado à frente do suporte técnico de TI também garante mais segurança às organizações. Afinal, elas armazenam dados relevantes que não podem ser perdidos ou invadidos. Um profissional especialista consegue identificar possíveis falhas e resolvê-las com a rapidez necessária.

3.    Agilidade no atendimento

Um problema técnico, a queda de um servidor ou uma dúvida de um colaborador são exemplos de situações que impactam na produtividade da empresa. Quanto antes essas questões forem resolvidas, melhor.

A contratação de uma parceira para o suporte técnico de TI garante agilidade nestes atendimentos, com a definição de processos e prazos de resposta de acordo com a urgência do chamado.

Além disso, essa parceria fornece todas as ferramentas de suporte de TI para agregar velocidade e assertividade aos processos.

4.    Documentação do ambiente de TI

Uma função muito importante do departamento de TI dentro das organizações é documentar todos os equipamentos, sistemas, acessos, senhas e telefones dos fornecedores que fazem parte da estrutura.

A empresa parceira contratada para prestar o suporte de TI será responsável por essas atividades. Esse levantamento ajuda a organizar o setor e, em uma possível emergência, torna-se mais fácil e rápido tomar as medidas necessárias.

A Penso Tecnologia possui um modelo para documentação que é aplicado a todos os clientes com assertividade.

5.    Relatórios para mensuração dos resultados

A área de TI precisa tornar-se uma área cada vez mais estratégica dentro das empresas. E um dos primeiros passos para atingir-se esse patamar é através da mensuração dos trabalhos e resultados entregues.

Um relatório mensal, como fornecido pela Penso Tecnologia, das atividades realizadas e dos chamados abertos permite identificar gargalos na organização e buscar soluções para otimizar processos.

Além disso, a partir desse relatório disponibilizado pela empresa parceira é possível entender melhor a realidade da companhia e traçar um plano estratégico para o departamento, como a aquisição de novos equipamentos ou mudança de software utilizado.

Na Penso Tecnologia, nós preparamos uma apresentação de fácil leitura que assimila os pontos de risco e melhorias necessárias ao ambiente de cada cliente.

6.    Monitoramento constante

Nunca se sabe quando um problema irá surgir, não é mesmo? Um monitoramento ativo da conectividade, serviços e servidores da estrutura da empresa é muito importante. E a Penso Tecnologia oferece esse diferencial

Ao contratar um suporte técnico de TI, essa parceira cuidará desse monitoramento e estará disponível para atender emergências e situações com alto impacto nas operações no menor intervalo de tempo possível.

Afinal, além desse monitoramento constante, ela possui profissionais especializados para encontrar uma solução rapidamente.

Com um papel cada vez mais estratégico sendo atribuído ao departamento de TI dentro das organizações, terceirizar esses serviços surge como uma ótima alternativa.

Além de reduzir custos, a contratação de uma parceira traz mais assertividade e organização a todos os processos.

Agora que você já sabe o que faz um suporte técnico de TI e as vantagens de terceirizar esse serviço, pare de sofrer com problemas na sua empresa.

Não perca mais tempo, ganhe tranquilidade e deixe a Penso Tecnologia assumir essa responsabilidade no seu negócio.

Entenda as demandas dos técnicos de TI

Entenda porque hoje em dia, a área de TI é vital para praticamente todas as empresas, de todos os tamanhos e setores e qual a melhor forma de contratar nessa área tão importante?

Atualmente os técnicos de TI são encarregados de manter a estrutura técnica da empresa funcional, com atribuições que vão desde a criação e sustentação de rotinas e scripts para programas e sistemas, até a suporte e manutenção de computadores, notebooks e servidores.

As demandas dos técnicos de TI são separadas em três níveis de serviço:

  • Nível 1 (N1): A primeira camada de suporte, o famoso Suporte N1, é a camada mais básica, onde o técnico checa as máquinas que não funcionam, conexões de internet, formatações, impressoras, garante  a segurança individual aos usuários e configurações para garantir o acesso remoto e home office.
  • Nível 2 (N2): As demanda de segundo nível, o suporte N2, são demandas mais mais complexas e específicas do que as demandas N1, como configurações de servidores, redes e firewall,
  • Nível 3 (N3): As demandas de nível 3 são tratadas por especialistas técnicos nas demandas já citadas. São profissionais que resolvem problemas específicos através de conhecimento, know how e especialização certificada.

suporte tecnico de TI


Além dos níveis de serviço, é preciso também avaliar o modelo de suporte que será contratado. Atualmente em tempos de expansão de home office, os modelos de suporte se tornaram mais flexíveis, mantendo a efetividade e qualidade de serviço, são eles:

  • Modelo interno: No modelo interno, os profissionais de TI ficam alocados na empresa. A principal vantagem desse modelo é que os profissionais estão sempre disponíveis para atender de imediato as demandas de rotina e urgências e em contrapartida, como desvantagem que, muitas vezes, o profissional tem com muito tempo ocioso por falta de demanda específica. 
  • Modelo remoto: O modelo remoto é onde o profissional de TI permanece fora da empresa, no escritório de um parceiro terceirizado ou até mesmo em home office. Como principal vantagem, visando que a grande maioria de chamados para a área de TI são relacionados a chamados de N1 e N2, o profissional consegue atender remotamente através de ferramentas de atendimento ou atualizando sistemas e aplicações, porém em casos complexos onde se deve checar principalmente a parte física da estrutura, pode haver um gap no atendimento.
  • Modelo híbrido: Como o próprio nome diz, o modelo híbrido é uma mescla do interno e externo, com isso a empresa consegue aproveitar e otimizar seu atendimento da área de TI. Através de um combinado entre as partes, o atendimento no geral é remoto, com visitas combinadas e urgência em atendimentos presenciais.

O modelo de suporte e gestão de Ti completo da Penso Tecnologia

Ao longo de mais de 19 anos de história e mais de 1600 clientes, desenvolvemos muita expertise e know how na área de tecnologia e segurança da informação e através de todo esse aprendizado, que oferecemos ao mercado para ajudar várias empresas a se organizarem de forma onde não precisem ter a TI como preocupação.

Com base em nossa experiência, aplicamos um modelo de Gestão de TI com foco em melhoria contínua, que é ideal para empresas de todos os tamanhos e setores, são inúmeros clientes que já se beneficiaram em:

  • Redução de custos diretos e indiretos, em comparação à contratação;
  • Profissionais especializados em diferentes demandas e escopos;
  • Controle de atividades de maneira organizada e auditável;
  • Disponibilidade total, independente de férias imprevistos;
  • Soluções de demandas físicas pontuais;
  • Relatório de vulnerabilidades.

Todos esses pontos fazem da Penso Tecnologia a parceira ideal para assumir a gestão de sua TI, fazendo com que você possa focar seus esforços para alavancar suas principais demandas internas e deixando sua estrutura em boas mãos.

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