fbpx
Fale conosco

Fale com nossos especialistas
De 2ª a 6ª feira das 09h00 às 18h00

Atendimento Comercial:
Atendimento Técnico:

atendimento@penso.com.br

Fale com nosso comercial

Qual é a função do Help Desk?

Suporte Técnico

Help Desk
Com o serviço de Help Desk, sua empresa fica amparada.

Com a evolução da tecnologia, hoje praticamente todas as funções dentro da empresa tem contato com computador. Em escritórios de advocacia e de arquitetura, por exemplo, papéis, canetas e arquivos foram convertidos em programas automatizados que facilitam a rotina de trabalho. De forma similar, departamentos inteiros estão integrados por sistemas de gestão da empresa e cada colaborador tem seu próprio computador, além dos gadgets (smartphones, tablets). Essa transição tecnológica, contudo, causa sérias dores de cabeça, pois as máquinas podem apresentar problemas e exigem conhecimento para serem utilizadas. E quem resolve essas dores de cabeça? O Help Desk!

 O que é o Help Desk?

O Help Desk, independentemente de ser interno ou terceirizado na empresa, existe para garantir o funcionamento da operação, de modo a prestar suporte de TI aos usuários nas diferentes plataformas de TI, como: uso de sistemas, e-mails, impressoras, aplicativos e sistemas operacionais, hardware, entre outros.

Por meio de metodologias para gerir os diferentes perfis de chamados, a equipe de Help Desk é formada por analistas com conhecimentos técnicos das plataformas utilizadas pela empresa e estão preparados para prestar atendimento aos usuários. Na maioria dos casos, os chamados são resolvidos de imediato, por meio do telefone, mas existem casos mais completos que exigem a presença do especialista, ou até mesmo que o caso seja levado para análise mais detalhada, o que pode levar um tempo de solução.

banners suporte meioazul

Assistência emergencial e a longo prazo

A gestão dos chamados e casos de suporte técnico fornecem, no longo prazo, informações gerenciais para a TI das empresas, como a hora certa de trocar equipamentos, as causas frequentes de falhas, quando aumentar a capacidade de um servidor ou até mesmo identificar sistemas que apresentam problemas constantes que precisam ser resolvidos por terceiros.

Em tempos nos quais o número de equipamentos é quase superior ao número de funcionários nas empresas, o Help Desk tornou-se essencial. Além de prestar suporte emergencial, o Help Desk pode ainda executar funções proativas e levar boas práticas para dentro da empresa: implantar rotinas de backup das informações das máquinas e servidores, instalar soluções que aumentem a segurança da informação e estabelecer um plano de contingência como, por exemplo, ter o backup de uma máquina crítica para substituí-la imediatamente em caso de falha.

Por que devo implementar help desk na minha empresa?

Se por um lado a não implementação de recursos tecnológicos pode resultar em prejuízos para a empresa, já que ela perderá em competitividade, a implementação a expõem a riscos bastante sérios. Para que eles sejam atenuados, acionar uma equipe de Help Desk – pela contratação de pessoas ou terceirização do serviço – é essencial, pois ela conseguirá prever problemas e resolvê-los quando forem inevitáveis.

Assim, a escolha por uma equipe capacitada deve passar pela avaliação das habilidades interpessoais dela, como a cordialidade no atendimento aos usuários, já que, além de ser formada por técnicos competentes, o time de Help Desk deve obter a confiança dos usuários e atendê-los com respeito e simpatia, sempre com foco em resolver o problema e reestabelecer o funcionamento no menor prazo possível, de modo a evitar a ociosidade.

Caso você queira mais informações sobre o Help Desk e/ou queira saber se esse suporte é o melhor para o seu negócio, converse conosco. Após um bate-papo, conseguiremos diagnosticar os pontos que precisam ser fortalecidos na sua empresa  e definir com precisão as soluções adequadas para seu negócio desenvolver a área de TI.

Você também vai gostar de:

  1. 5 problemas que as empresas enfrentam quando não têm suporte de TI
  2. O que um suporte de TI precisa fazer para garantir sucesso?

Fale conosco

Compartilhar

Soluções

E-mail e Colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem
Servidor de arquivos na nuvem.

Artigos relacionados

Quer acompanhar o que é novidade?

Descubra conteúdos sobre tecnologia, mercado e mais assuntos do seu interesse.

E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Servidor de arquivos na nuvem.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Soluções
E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Servidor de arquivos na nuvem.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Novidades
Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

E-mail e Colaboração

PensoMail

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem
Servidor de arquivos na nuvem.

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.
Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Espaço para banner
de material rico